RECURSOS DIDÁTICOS PARA COMPREENDER E CONHECER A CIDADE: EXPERIÊNCIAS COM O PROJETO VITÓRIA DA CONQUISTA, QUERO TE CONHECER
Palavras-chave:
Cidade, Ensino de Geografia, Recursos didáticosResumo
O presente artigo tem como objetivo a discussão acerca da utilização de recursos didáticos no ensino de Geografia, de modo especial referentes ao ensino sobre as cidades nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Tem como base a análise das experiências de produção de materiais didáticos decorrentes do desenvolvimento de um projeto de extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que tem a cidade de Vitória da Conquista-BA como foco dos trabalhos. Inicialmente, foi realizada uma abordagem sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o objetivo de verificar quais as competências que a mesma pontua para que os alunos da educação básica alcancem com as aulas da área de ciências humanas, de modo especial no que se refere à Geografia. Em seguida, foram realizadas leituras de artigos que tratam das temáticas do ensino de cidades e recursos didáticos. O aprofundamento teórico possibilitou uma base para a apresentação de recursos didáticos que foram confeccionados no decorrer do projeto de extensão, para serem utilizados em aulas de geografia para ensinar sobre a cidade e subsidiaram a elaboração deste artigo.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC,2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico acessado em: 10/01/2023
CALLAI, Helena Copetti. A Cidade como conceito e como conteúdo. In: CALLAI, Helena Copetti; OLIVEIRA, Tarcísio Dom de; COPATTI, Carina. A cidade para além da forma. Coleção cidade: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida. vol. 1. Curitiba: CRV,
p.115–128.
LISBOA, Severina Sarah. A importância dos conceitos da geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares. Vol. 4. Ponto de Vista. Viçosa–MG. 2020. Disponível em : https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9746/5374 Acesso em: 20 dez. 2022
SANTOS, Milton. O espaço Geográfico como categoria filosófica. Terra Livre, São Paulo, Marco Zero, n. 5, p. 9-20, 1988.
SILVA, Alexsandro de Oliveira; et al. A Educação geográfica mediada por metodologias ativas de aprendizagem. In: SAMPAIO, Andrecksa Viana de Oliveira, et al (orgs). O Ensino de Geografia em Pauta. Curitiba: CRV, 2022. p. 15-32.
SILVA. Paulo Fernando Jurado da, SPOSITO. Eliseu Sevérino. Discussão geográfica sobre cidades pequenas. Vol. 34. Geografia. Rio Claro-SP. 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/3170/3931 acessado em : 25/01/2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.