EDUCAÇÃO DO CAMPO E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

Autores

Palavras-chave:

Educação do campo, Direito, Pedagogia da alternância

Resumo

A pedagogia da alternância é uma proposta pedagógica que contribui para as escolas do campo, favorecendo a socialização dos diferentes saberes, a participação da família e da comunidade na construção do conhecimento. A educação do campo é uma política pública conquistada pelos movimentos sociais e que busca diferentes metodologias de aprendizagem em busca de uma educação laica, emancipadora, inclusiva, pública e de qualidade para todos. Conta com diversas ferramentas e o currículo integrado. A educação do campo atrelada à educação ambiental promove uma transformação econômica, social e humana significativa. Isso pelo fato de que
entendendo as necessidades de sua comunidade com o tempo comunitário, dividindo e somando conhecimento com os familiares, somando aos conhecimentos teóricos e práticas no tempo escola, o sujeito constrói seu conhecimento individual e coletivo e se
capacita os jovens para sua permanência no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Débora Costa do Nascimento Mascarenhas

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB - 2022)

Arlete Ramos dos Santos, Southwest Bahia State University

Pós-doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP); Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG); Profa. Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Geysa Novais Viana Matias

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB - 2022)

Referências

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispões sobre a Política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Diário Oficial da União. 2010.

CALDART, R. S. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: Educação do campo: identidade e políticas públicas- Caderno 4. Brasília: Articulação Nacional “Por Uma Educação Do Campo”, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIMONET, J. C. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAS. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4.ed. Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1996.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2005.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

MASCARENHAS, Ana Débora Costa do Nascimento; DOS SANTOS, Arlete Ramos; MATIAS, Geysa Novais Viana. EDUCAÇÃO DO CAMPO E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA. Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/248. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 04: EDUCAÇÃO DO CAMPO, CURRÍCULO E CONTEXTO