EDUCAÇÃO DO CAMPO E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

Autores

Palavras-chave:

Educação do campo, Direito, Pedagogia da alternância

Resumo

A pedagogia da alternância é uma proposta pedagógica que contribui para as escolas do campo, favorecendo a socialização dos diferentes saberes, a participação da família e da comunidade na construção do conhecimento. A educação do campo é uma política pública conquistada pelos movimentos sociais e que busca diferentes metodologias de aprendizagem em busca de uma educação laica, emancipadora, inclusiva, pública e de qualidade para todos. Conta com diversas ferramentas e o currículo integrado. A educação do campo atrelada à educação ambiental promove uma transformação econômica, social e humana significativa. Isso pelo fato de que
entendendo as necessidades de sua comunidade com o tempo comunitário, dividindo e somando conhecimento com os familiares, somando aos conhecimentos teóricos e práticas no tempo escola, o sujeito constrói seu conhecimento individual e coletivo e se
capacita os jovens para sua permanência no campo.

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Biografia do Autor

Ana Débora Costa do Nascimento Mascarenhas

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB - 2022)

Arlete Ramos dos Santos, Southwest Bahia State University

Pós-doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP); Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG); Profa. Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Geysa Novais Viana Matias

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB - 2022)

Referências

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Publicado

2024-03-08

Como Citar

MASCARENHAS, Ana Débora Costa do Nascimento; DOS SANTOS, Arlete Ramos; MATIAS, Geysa Novais Viana. EDUCAÇÃO DO CAMPO E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA. Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/248. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 04: EDUCAÇÃO DO CAMPO, CURRÍCULO E CONTEXTO