EDUCAÇÃO DO CAMPO: O FAZER EDUCATIVO POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Novas Tecnologias, Prática Pedagógica

Resumo

O presente texto se constitui num estudo acerca da educação pública e gratuita brasileira que é ofertada nas Escolas do Campo, e se debruça sobre as Novas Tecnologias que estão à disposição nesses espaços educativos para atender a essa realidade, nessa perspectiva, a questão que conduzirá as análises aqui disposta é: quais tecnologias corroboram com a Educação do Campo? Objetivando correlacionar a proposta educacional campesina com a prática pedagógica viabilizada pelos poderes públicos, esse texto foi produzido por meio de aproximações com o Método Materialista Histórico Dialético, tendo como fonte: dados extraídos
do Censo Escolar (2020-2021) e documentos que respaldam o magistério brasileiro. Nos quais as categorias de análise: a totalidade; a mediação; a práxis; e a contradição se tornam essências para aproximação da realidade concreta do objeto estudado.

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Biografia do Autor

Geysa Novais Viana Matias

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB - 2022). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo (GEPEMDECC). Graduada em Letras Modernas (FTC - 2008) e em História (UESB -2009). Possui especializações em: História: Política, Cultura e Sociedade (UESB - 2012); Metodologia do Ensino da Língua Inglesa (FACEI, 2016); e Língua Inglesa como Língua Estrangeira. (UESB - 2017)

Arlete Ramos dos Santos, Southwest Bahia State University

Pós-doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP); Doutora e Mestre em Educação pela Facualdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG); Profa. Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Profa do Programa de Pós-graduação em Educação da UESB; Coordenadora da Rede Latinoamericana de Educação do Campo e Movimentos Sociais –Rede PECC-MS; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade –Gepemdecc/CNPq; Coordenadora do Programa de Formação de Educadores do Campo –Formacampo/UESB. Bahia.

Ana Débora Costa do Nascimento Mascarenhas

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB - 2022). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo (GEPEMDECC). Bacharel em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 1999) Licenciada em Biologia pela (FTC - 2008), especialista em Psicopedagogia (FACEI – 2016), especialista em Educação Ambiental (UNIGRAD – 2008)

Referências

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Publicado

2024-03-08

Como Citar

MATIAS, Geysa Novais Viana; DOS SANTOS, Arlete Ramos; MASCARENHAS, Ana Débora Costa do Nascimento. EDUCAÇÃO DO CAMPO: O FAZER EDUCATIVO POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/249. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 04: EDUCAÇÃO DO CAMPO, CURRÍCULO E CONTEXTO