EDUCAÇÃO DO CAMPO: O FAZER EDUCATIVO POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Novas Tecnologias, Prática Pedagógica

Resumo

O presente texto se constitui num estudo acerca da educação pública e gratuita brasileira que é ofertada nas Escolas do Campo, e se debruça sobre as Novas Tecnologias que estão à disposição nesses espaços educativos para atender a essa realidade, nessa perspectiva, a questão que conduzirá as análises aqui disposta é: quais tecnologias corroboram com a Educação do Campo? Objetivando correlacionar a proposta educacional campesina com a prática pedagógica viabilizada pelos poderes públicos, esse texto foi produzido por meio de aproximações com o Método Materialista Histórico Dialético, tendo como fonte: dados extraídos
do Censo Escolar (2020-2021) e documentos que respaldam o magistério brasileiro. Nos quais as categorias de análise: a totalidade; a mediação; a práxis; e a contradição se tornam essências para aproximação da realidade concreta do objeto estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geysa Novais Viana Matias

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB - 2022). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo (GEPEMDECC). Graduada em Letras Modernas (FTC - 2008) e em História (UESB -2009). Possui especializações em: História: Política, Cultura e Sociedade (UESB - 2012); Metodologia do Ensino da Língua Inglesa (FACEI, 2016); e Língua Inglesa como Língua Estrangeira. (UESB - 2017)

Arlete Ramos dos Santos, Southwest Bahia State University

Pós-doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP); Doutora e Mestre em Educação pela Facualdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG); Profa. Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Profa do Programa de Pós-graduação em Educação da UESB; Coordenadora da Rede Latinoamericana de Educação do Campo e Movimentos Sociais –Rede PECC-MS; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade –Gepemdecc/CNPq; Coordenadora do Programa de Formação de Educadores do Campo –Formacampo/UESB. Bahia.

Ana Débora Costa do Nascimento Mascarenhas

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB - 2022). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo (GEPEMDECC). Bacharel em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 1999) Licenciada em Biologia pela (FTC - 2008), especialista em Psicopedagogia (FACEI – 2016), especialista em Educação Ambiental (UNIGRAD – 2008)

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL.

CHEPTULIN, Alexandre. A dialética materialista. São Paulo: Alfa-Omega, 1982.

FREITAS, Gisele de; SILVEIRA, Suely de Fátima Ramos. Programa luz para todos: uma representação da teoria do programa por meio do modelo lógico. planejamento e políticas públicas | PPP | n. 45 | jul./dez. 2015. P. 177-198.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Papirus editora, 2013.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio, 2. ed. 1 Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976. Editora Paz e Terra, 2002.

MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão. Escola do campo. Dicionário da educação do campo, v. 2, p. 324-331, 2012.

NETTO, Luiz Bezerra. Educação do campo ou educação no campo? Revista HISTEDBR On-Line, v. 10, n. 38, p. 150-168, 2010.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

MATIAS, Geysa Novais Viana; DOS SANTOS, Arlete Ramos; MASCARENHAS, Ana Débora Costa do Nascimento. EDUCAÇÃO DO CAMPO: O FAZER EDUCATIVO POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/249. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 04: EDUCAÇÃO DO CAMPO, CURRÍCULO E CONTEXTO