INTERAÇÃO DAS LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO COM BACTÉRIAS PROMOTORAS DO CRESCIMENTO VEGETAL EM PLANTAS DE EUCALIPTO

Autores

Palavras-chave:

Estresse abiótico, Isolados bacterianos, Microrganismos, Rizobactérias

Resumo

A cultura do eucalipto enfrenta desafios significativos devido ao estresse hídrico que ocorrem em regiões semi-áridas. O uso de bactérias promotoras do crescimento vegetal (BPCV) têm sido adotadas como uma estratégia altamente promissora para melhorar o desempenho das plantas de eucalipto em ambientes com escassez de água. O estudo teve como objetivo avaliar os impactos da inoculação de Bactérias Promotoras de Crescimento Vegetal em mudas de Eucalyptus urophylla sujeitas a diversos padrões de irrigação. Para isso, o experimento foi conduzido em casa de vegetação, com um delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 4 x 5, com 20 tratamentos e três repetições. Foram utilizadas quatro lâminas de irrigação (60%, 100%, 140% e 180% da capacidade de campo dos vasos) e quatro bactérias promotoras de crescimento vegetal, além do tratamento sem inoculação. As variáveis avaliadas foram altura de plantas, diâmetro do caule, número de folhas, volume da raiz e o índice SPAD. Os resultados demonstram que, em todas as lâminas de irrigação, as plantas submetidas à inoculação com as bactérias exibiram alturas e volumes de raízes superiores destacando as bactérias DNVC07 e DNSE04 com crescimento em altura das plantas, enquanto a bactéria DNVC11 se destacou no aumento do volume das raízes. A bactéria DNVC07, e a lâmina de água mais apropriada foi de 116% da capacidade de campo dos vasos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORIAN, G. C. et al. Evapotranspiração Potencial e Coeficiente da Cultura de dois Genótipos de arroz de Terras Altas. Brazilian Journal of Agriculture. v.90, n.2, 2015.

https://doi.org/10.37856/bja.v90i2.190

ARAÚJO, M. S. Estudos para o melhoramento de um consórcio com potencial bioestimulante em mudas de Eucalyptus. Repositório Institucional Pantheon, 2021.

BALDANI, et al. The art of isolating nitrogen-fixing bacteria from non-leguminous plants using N-free semi-solid media: a practical guide for microbiologists. Plant and Soil, v.384, p. 413431, 2014.

JORGE, L. A. C.; RODRIGUES, A. F. O. Safira: Sistema de análise de fibras e raízes. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Instrumentação Agropecuária. São Carlos, n. 24, 2008, 21 p.

GALDIANO JÚNIOR, R. F. Isolamento, identificação e inoculação de bactérias produtoras de auxinas associadas às raizes de orquídeas. Universidade Estadual Paulista Câmpus de Jaboticabal Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, SP. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas). São Paulo, 2009. 84p

MEDES, R.; GARBEVA, P.; RAAIJMARKERS, J. M. 2013. The rizhosphere microbiome: significance of plant beneficial, plant pathogenic, and humam pathogenic microorganisms. Federation of European Microbiological Societies, 37, 634-663.

RIBEIRO, A. C.; GUIMARÃES, P. T. G.; ALVAREZ, V. H. Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais: 5ª aproximação. 1. ed. Viçosa: CBCS/UFV, 359 p, 1999.

VACHERON, Jordan et al. Plant growth-promoting rhizobacteria and root system functioning.

Frontiers in plant science, v. 4, p. 356, 2013.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Como Citar

SANTOS, Edilma Maria dos; ALMEIDA FILHO, Roger Luiz da Silva; FERREIRA, Joilson Silva; TAGLIAFERRI , Cristiano; SANTOS, Maria Elisa de Castro Rodrigues dos; SOUZA, Alécia Priscila de. INTERAÇÃO DAS LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO COM BACTÉRIAS PROMOTORAS DO CRESCIMENTO VEGETAL EM PLANTAS DE EUCALIPTO . Simpósio de Ciências Florestais, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sicflor/article/view/373. Acesso em: 19 set. 2024.