INTERAÇÃO DAS LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO COM BACTÉRIAS PROMOTORAS DO CRESCIMENTO VEGETAL EM PLANTAS DE EUCALIPTO
Palavras-chave:
Estresse abiótico, Isolados bacterianos, Microrganismos, RizobactériasResumo
A cultura do eucalipto enfrenta desafios significativos devido ao estresse hídrico que ocorrem em regiões semi-áridas. O uso de bactérias promotoras do crescimento vegetal (BPCV) têm sido adotadas como uma estratégia altamente promissora para melhorar o desempenho das plantas de eucalipto em ambientes com escassez de água. O estudo teve como objetivo avaliar os impactos da inoculação de Bactérias Promotoras de Crescimento Vegetal em mudas de Eucalyptus urophylla sujeitas a diversos padrões de irrigação. Para isso, o experimento foi conduzido em casa de vegetação, com um delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 4 x 5, com 20 tratamentos e três repetições. Foram utilizadas quatro lâminas de irrigação (60%, 100%, 140% e 180% da capacidade de campo dos vasos) e quatro bactérias promotoras de crescimento vegetal, além do tratamento sem inoculação. As variáveis avaliadas foram altura de plantas, diâmetro do caule, número de folhas, volume da raiz e o índice SPAD. Os resultados demonstram que, em todas as lâminas de irrigação, as plantas submetidas à inoculação com as bactérias exibiram alturas e volumes de raízes superiores destacando as bactérias DNVC07 e DNSE04 com crescimento em altura das plantas, enquanto a bactéria DNVC11 se destacou no aumento do volume das raízes. A bactéria DNVC07, e a lâmina de água mais apropriada foi de 116% da capacidade de campo dos vasos.
Downloads
Referências
ADORIAN, G. C. et al. Evapotranspiração Potencial e Coeficiente da Cultura de dois Genótipos de arroz de Terras Altas. Brazilian Journal of Agriculture. v.90, n.2, 2015.
https://doi.org/10.37856/bja.v90i2.190
ARAÚJO, M. S. Estudos para o melhoramento de um consórcio com potencial bioestimulante em mudas de Eucalyptus. Repositório Institucional Pantheon, 2021.
BALDANI, et al. The art of isolating nitrogen-fixing bacteria from non-leguminous plants using N-free semi-solid media: a practical guide for microbiologists. Plant and Soil, v.384, p. 413431, 2014.
JORGE, L. A. C.; RODRIGUES, A. F. O. Safira: Sistema de análise de fibras e raízes. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Instrumentação Agropecuária. São Carlos, n. 24, 2008, 21 p.
GALDIANO JÚNIOR, R. F. Isolamento, identificação e inoculação de bactérias produtoras de auxinas associadas às raizes de orquídeas. Universidade Estadual Paulista Câmpus de Jaboticabal Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, SP. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas). São Paulo, 2009. 84p
MEDES, R.; GARBEVA, P.; RAAIJMARKERS, J. M. 2013. The rizhosphere microbiome: significance of plant beneficial, plant pathogenic, and humam pathogenic microorganisms. Federation of European Microbiological Societies, 37, 634-663.
RIBEIRO, A. C.; GUIMARÃES, P. T. G.; ALVAREZ, V. H. Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais: 5ª aproximação. 1. ed. Viçosa: CBCS/UFV, 359 p, 1999.
VACHERON, Jordan et al. Plant growth-promoting rhizobacteria and root system functioning.
Frontiers in plant science, v. 4, p. 356, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Ciências Florestais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.