ANÁLISE DE RISCO ECONÔMICO PARA O SEGMENTO DE MADEIRA NA REGIÃO DA BAHIA
Palavras-chave:
Produção de madeira, Simulação de Monte Carlo, Viabilidade econômicaResumo
O principal destino da madeira proveniente de florestas plantadas produzidas na Bahia é para atender a demanda da indústria de celulose e papel. Os projetos de plantios florestais necessitam de investimentos de longo prazo, e apresentam custos e investimentos elevados. Portanto, torna-se de extrema importância analisar o nível de risco da atividade, quanto a sua viabilidade econômica e identificar quais variáveis podem promover prejuízos ao empreendimento. O objetivo desse trabalho foi promover uma análise de viabilidade econômica e simulações de risco através do método Monte Carlo em 3 projetos de produção florestal na Bahia para celulose, nas cidades de Eunápolis, Barra do Choça e Cândido dos Sales. Foram definidos os custos e as receitas dos projetos, e elaborados fluxos de caixa, considerando como base uma taxa de juros de 5% ao ano. Na análise determinística todos os indicadores se mostraram viáveis para os 3 projetos analisados, na análise de risco o empreendimento da empresa 3 apresentou uma baixa probabilidade de risco de 6,3% de se obter valores negativos, enquanto os outro não apresentaram probabilidade de risco. Foi observado ainda que as variáveis que apresentaram maiores influencias sobre o valor do VPL para todos os projetos foram o preço da madeira e a produção. Concluindo assim que do ponto de vista econômico o projeto 1 apresenta maiores vantagens em virtude de apresentar indicadores econômicos ligeiramente superiores ao demais projetos, e também em virtude de seu horizonte de planejamento, resultando em menor tempo de retorno econômico.
Downloads
Referências
ABAF. Associação Baiana das Empresas de Base Florestal – ABAF. Bahia Florestal Anuário da ABAF 2019: ano base 2018. Bahia: ABAF; 2019.
FOLMANN, W. T.; DE MAGALHÃES MIRANDA, G.; DIAS, A. N.; DE CAMARGO MORO, F.; QUEVEDO FERNANDEZ, M. L. Viabilidade de projetos florestais em três regimes de manejo na mesorregião centro-oriental do Paraná. Floresta, Curitiba, PR, v. 44, n. 1, p. 153-160, 2014.
GITMAN, L. J. Administração Financeira. 12. ed. [S.l.: s.n.], p. 801, 2010.
HACURA, A.; JAMADUS-HACURA, M.; KOTOT, A. Risk analysis in investment appraisal based on the Monte Carlo simulation technique. European Physical Journal B, New York, v. 20, n. 4, p. 551-553, 2001.
HERNANDEZ, F. B. T.; SOUZA, S. D.; ZOCOLER, J. L.; FRIZZONE, J. A. Simulação e efeito de veranicos em culturas desenvolvidas na região de Palmeira d’Oeste, estado de São Paulo. Engenharia Agrícola, v. 23, n. 1, p. 21-30, 2003.
SILVA, C. S. J; OLIVEIRA, A D.; COELHO JUNIOR, L. M.; SCOLFORO, J. R. S.; SOUZA, A. N. Viabilidade econômica e rotação florestal de plantios de candeia
(Eremanthus erythropappus), em condições de risco. Cerne, v. 20, p. 113-122, 2014.
VITALE, V.; MIRANDA, G. DE M. Análise Comparativa da Viabilidade Econômica de Plantios de Pinus Taeda e Eucalyptus dunnii na Região Centro Sul do Paraná, Floresta, Curitiba-PR. v. 40, n. 3, p. 469-476, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Ciências Florestais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.