MONITORAMENTO DO PROCESSO DE PIRÓLISE EM FORNOS DE ALVENARIA DO TIPO CIRCULAR
Palavras-chave:
Biomassa, Eucalyptus urograndis, SiderurgiaResumo
O Brasil é o maior produtor e um dos maiores consumidores de carvão vegetal do mundo, sendo parte dessa produção realizada em fornos rudimentares de alvenaria. Diante disso, o objetivo deste estudo foi monitorar o processo de carbonização em fornos circulares de alvenaria, para identificação de pontos de melhoria e sugestão de aperfeiçoamento do processo. O estudo foi desenvolvido em uma Planta de Carbonização localizada na Fazenda Rio Claro, Arinos, Minas Gerais. A madeira utilizada foi proveniente do Eucalyptus urograndis. O monitoramento foi dividido em duas rotinas de carbonização, coletando informações de três fornos em cada uma. Para determinação do perfil térmico, foram coletados dados da temperatura em quatro pontos distribuídos de forma padronizada ao longo do perímetro das paredes laterais de cada forno, na altura de 60 cm do solo, com intervalo de 2 em 2 horas no período de carbonização e 8 em 8 horas no período de resfriamento. A partir das taxas de aquecimento e resfriamento, foi apontado como ações do processo convencional de controle dos gases influencia na evolução da temperatura. Para o cálculo do fator de conversão, foram coletados dados de volume de madeira enfornada e volume de carvão produzido. A temperatura média final de carbonização foi de 366,39°C para a primeira carbonização e de 501,79°C para a segunda. A segunda rotina carbonização apresentou a melhor taxa de conversão.
Downloads
Referências
ALVARES, C. A.; STAPE, J. L.; SENTELHAS, P. C.; MORAES GONÇALVES, J. L.; SPAROVEK, G. Koppen’s climate classification map for Brazil. Meteorologische Zeitschrift, Berlin, v. 22, n. 6, p. 711-728, 2013.
CARDOSO, M. T. Desempenho de um sistema de forno-fornalha para combustão de gases na carbonização de madeira. 2010. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.
FROEHLICH, P. L.; MOURA, A. Carvão vegetal: propriedades físico-químicas e principais aplicações. Revista Tecnologia e Tendências, v. 9, n. 1, p. 13-32, 2014. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, IBGE. Manual técnico da vegetação brasileira. Rio de Janeiro: CDDI/IBGE, Série Manuais Técnicos em Geociências, n. 1, 2012. 271p
NEVES, T. A.; PROTÁSIO, T. de P.; COUTO, A. M.; TRUGILHO, P. F.; SILVA, V. O. VIEIRA, C. M. M. Avaliação de clones de Eucalyptus em diferentes locais visando à produção de carvão vegetal.Pesquisa Florestal Brasileira,v.31,n. 68, p. 319-330, 2011.
OLIVEIRA, A. C.; CARNEIRO, A. de C. O.; VITAL, B. R. ALMEIDA, W.; PEREIRA, B. L. C.; CARDOSO, M. T. Parâmetros de qualidade da madeira e do carvão vegetal de Eucalyptus pellita F. Muell. Scientia Forestalis, v. 38, n. 87, p. 431-439, 2010.
PROTÁSIO, T. de P.; NEVES, T. A.; REIS, A. A. dos; TRUGILHO, P. F. Efeito da idade e clone na qualidade da madeira de Eucalyptus spp visando à produção de bioenergia. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 24, n. 2, p. 465-477, 2014.
RODRIGUES, F. P.; SANTOS, L. L. ; CREPALDE, T. N. V. Avaliação da temperatura final de carbonização sobre a qualidade do carvão vegetal de eucalipto. 2010. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Silvicultura) - Instituto Federal Minas Gerais, Campus São João Evangelista, São João Evangelista.
SILVA, J. C.; CASTRO, V. R. Propriedade e usos da madeira de eucalipto. Arbotec: Soluções Ambientais e Florestais, Viçosa, MG, 2014, 68p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Ciências Florestais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.