AVALIAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE PIATÃ, BAHIA
Palavras-chave:
Fitossanidade, Florestas urbanas, Parâmetro arbóreo, Problemas físicosResumo
A arborização urbana tem o potencial de aprimorar a qualidade de vida, proporcionando sombra, amenizando as temperaturas e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, além de embelezar o ambiente urbano. No entanto, sua implementação nem sempre é adequada, e a falta de dados sobre a arborização nas cidades brasileiras dificulta a avaliação de suas necessidades. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo realizar uma análise quali-quantitativa da arborização urbana na região central de Piatã, Bahia, com ênfase na caracterização de problemas físicos e fitossanitários. Foram selecionadas as vias de maior circulação de veículos e pedestres no município para a realização dessa pesquisa, que avaliou diversos parâmetros relacionados às árvores e elementos urbanos. Os resultados revelaram a identificação de 446 árvores pertencentes a 50 espécies, distribuídas em 19 famílias botânicas. Constatou-se que 78,6% dessas árvores estavam em condições físicas ou sanitárias insatisfatórias, com diversos problemas, incluindo podas inadequadas (33,6%), interferências na rede elétrica (9,0%) e danos às calçadas (0,9%). Esses achados destacam a urgência de implementar ações para aprimorar a arborização urbana em Piatã, visando a criação de um ambiente mais saudável e agradável para os residentes.
Downloads
Referências
ARAÚJO, A. C.; RIBEIRO, I. A. M.; MORAIS, M. S.; ARAÚJO, J. L. O. Análise Quali- Quantitativa da Arborização no Bairro Presidente Médici, Campina Grande-PB. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 133- 144, 2009.
ARAUJO, M. N.; ARAUJO, A. J. Arborização urbana. Série de Cadernos Técnicos da Agenda Parlamentar. Curitiba: Conselho Regional de Engenharia Agronomia do Paraná – CREA-PR, 2016.
FERREIRA, I. T.; PANAZZOLO, M.; KÖHLER, V. L. Cidade sustentável: direito a uma vida urbana digna. Brazilian Journal of Development, [s. l.], v. 6, n. 8, p. 54311-54326, 2020.
LORENZO, M. Arborização urbana com espécies nativas. In: REINO METAPHYTA. [s. l.], 24 mar. 2013.
SILVA, W. S. Árvores nativas na arborização urbana: importância e benefícios no planejamento ambiental da cidade de Alagoinhas – Bahia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Ciências Florestais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.