AVALIAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE PIATÃ, BAHIA

Autores

Palavras-chave:

Fitossanidade, Florestas urbanas, Parâmetro arbóreo, Problemas físicos

Resumo

A arborização urbana tem o potencial de aprimorar a qualidade de vida, proporcionando sombra, amenizando as temperaturas e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, além de embelezar o ambiente urbano. No entanto, sua implementação nem sempre é adequada, e a falta de dados sobre a arborização nas cidades brasileiras dificulta a avaliação de suas necessidades. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo realizar uma análise quali-quantitativa da arborização urbana na região central de Piatã, Bahia, com ênfase na caracterização de problemas físicos e fitossanitários. Foram selecionadas as vias de maior circulação de veículos e pedestres no município para a realização dessa pesquisa, que avaliou diversos parâmetros relacionados às árvores e elementos urbanos. Os resultados revelaram a identificação de 446 árvores pertencentes a 50 espécies, distribuídas em 19 famílias botânicas. Constatou-se que 78,6% dessas árvores estavam em condições físicas ou sanitárias insatisfatórias, com diversos problemas, incluindo podas inadequadas (33,6%), interferências na rede elétrica (9,0%) e danos às calçadas (0,9%). Esses achados destacam a urgência de implementar ações para aprimorar a arborização urbana em Piatã, visando a criação de um ambiente mais saudável e agradável para os residentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, A. C.; RIBEIRO, I. A. M.; MORAIS, M. S.; ARAÚJO, J. L. O. Análise Quali- Quantitativa da Arborização no Bairro Presidente Médici, Campina Grande-PB. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 133- 144, 2009.

ARAUJO, M. N.; ARAUJO, A. J. Arborização urbana. Série de Cadernos Técnicos da Agenda Parlamentar. Curitiba: Conselho Regional de Engenharia Agronomia do Paraná – CREA-PR, 2016.

FERREIRA, I. T.; PANAZZOLO, M.; KÖHLER, V. L. Cidade sustentável: direito a uma vida urbana digna. Brazilian Journal of Development, [s. l.], v. 6, n. 8, p. 54311-54326, 2020.

LORENZO, M. Arborização urbana com espécies nativas. In: REINO METAPHYTA. [s. l.], 24 mar. 2013.

SILVA, W. S. Árvores nativas na arborização urbana: importância e benefícios no planejamento ambiental da cidade de Alagoinhas – Bahia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Como Citar

BARBOSA, Regiane Azevedo; PAULA, Rita de Cássia Antunes Lima de. AVALIAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE PIATÃ, BAHIA . Simpósio de Ciências Florestais, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sicflor/article/view/387. Acesso em: 19 set. 2024.