MODIFICAÇÕES DA METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE EXTRATIVOS DE MADEIRAS DE EUCALIPTO

Autores

Palavras-chave:

Acetona, Eucalipto, Extrativos, Madeira

Resumo

Os extrativos são compostos orgânicos externamente presentes na parede celular das  espécies do grupo das folhosas. Apesar de serem encontrados em baixa quantidade  (2-3%), causam muitos problemas devido ao seu acúmulo nos processos. O objetivo  desse estudo foi avaliar alterações na metodologia de determinação do teor de  extrativos de madeiras de eucalipto. Para análise dos extrativos da madeira foi  utilizada serragem do mix de cavacos industriais de eucalipto, sendo utilizada apenas  a fração de serragem que passou na peneira de 40 mesh e ficou retida na de 60 mesh.  Posteriormente, as amostras de serragem foram levadas para extração no  equipamento Soxhlet por 5 horas utilizando acetona como solvente (Experimento I).  Em continuação, foi adicionada uma segunda extração com água quente por 1 hora  após o tratamento com acetona, configurando o Experimento II. Para a realização das  análises estatísticas envolvendo os dois experimentos separadamente, foi utilizado o  software PAST. No experimento I, o método da serragem foi diferente do método do  balão, principalmente quando utilizado 3 g de serragem, sendo superior em quantidade (2,94%) aos demais tratamentos. No experimento II, o método da  serragem foi diferente do método do balão em todas as quantidades de serragem  utilizadas. Portanto, os métodos de medição do balão e da serragem se mostraram  eficazes na determinação de extrativos da madeira de eucalipto, principalmente  utilizando 2 g de serragem. A extração com acetona mostrou resultados inferiores  àqueles encontrados com extrações realizadas com acetona + água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR. 14660. Madeira: Amostragem e preparação para análise. Rio de Janeiro, 2004.

SARTO, C.; SANSIGOLO, C. A. Cinética da remoção dos extrativos da madeira de Eucalyptus grandis durante polpação Kraft. Acta scientiarum technology, v.32, n.3, 2010. DOI:

4025/actascitechnol.v32i3.4237.

TAPPI METHODS. Solvent extractives of wood and pulp (T 204 cm-17). 4 p. 2017.

SILVÉRIO, F. O.; BARBOSA, L. C. A.; GOMIDE, J. L.; REIS, F. P.; PILÓ-VELOSO, D.

Metodologia de extração e determinação do teor de extrativos em madeiras de eucalipto.

Árvore, v.30, n.6, p.1009-1016, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rarv/a/3MVjqkCFTKWHCs4bDrFJsQw/?format=pdf&lang=pt

Downloads

Publicado

2024-04-25

Como Citar

MEDEIROS, Natielly Cristine Gomes de; LONGUE JÚNIOR, Dalton; PEREIRA, Natalia Santos; RAMOS, Rafaella Dias; MEDEIROS, Carla Célia Rosa; SALES, Francisco das Chagas Vieira. MODIFICAÇÕES DA METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE EXTRATIVOS DE MADEIRAS DE EUCALIPTO . Simpósio de Ciências Florestais, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sicflor/article/view/390. Acesso em: 19 set. 2024.