FENOLOGIA DE Pseudopiptadenia contorta (DC.) G.P LEWIS & M.P LIMA EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BA

Autores

Palavras-chave:

Amplitude, Angico-rosa, Sazonalidade climática, Sincronia

Resumo

A fenologia estuda as fases de vida de plantas e animais e sua ocorrência temporal ao longo do tempo, contribuindo para o entendimento dos padrões reprodutivos dos mesmos. Este trabalho teve por objetivo determinar e avaliar o padrão fenológico da espécie Pseudopiptadenia contorta correlacionando-o com a sazonalidade climática local. A área de estudo consiste em um remanescente de Floresta Estacional Semidecidual Montana e localizada em Vitória da Conquista – Bahia. Os dados fenológicos (amplitude e sincronia) e climáticos foram coletados quinzenalmente de setembro de 2010 à agosto de 2012 e relacionados por meio do coeficiente de correlação de Spearman. Durante os dois anos de observações a espécie não apresentou eventos reprodutivos (floração e frutificação). Os lançamentos de brotos e a queda foliar ocorreram de forma sincrônica e em altas amplitudes. O efeito da precipitação é imediato sobre a brotação, diferente da umidade que teve seu efeito evidenciado apenas à eventos fenológicos ocorridos após um mês. A temperatura também se mostrou preponderante na ocorrência destes eventos. A espécie possui um padrão supra-anual de reprodução e forte sensibilidade à sazonalidade climática, especialmente à pluviosidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FLORA DO BRASIL. Pseudopiptadenia contorta (DC.) G.P.Lewis & M.P.Lima.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em:<https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB18996>. Acesso em: 20 out. 2023

FOURNIER, L. A. Un método cuantitativo para la medición de características fenológicas en árbores. Turrialba, v. 24, n. 4, p. 422-423, 1974.

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Plantarum, v. 3, 1ª ed. 2009. 384p.

PIRES, J. P. A.; FREITAS, L. Fenodinâmica reprodutiva de Pseudopiptadenia (Leguminosae – Mimosoideae) em uma área de Mata Atlântica Montana. ESFA. Natureza On line, v.5, n. 1, p. 48-54. 2007.

SANTOS, I.J. L. C. Análise germinativa de sementes de Pseudopiptadenia contorta J.F. MACBR (Fabaceae) frequente na mata de cipó́ em Vitória da Conquista, BA, Brasil. 25 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, BA. 2022.

SOARES FILHO, A. de O. Estudo fitossociológico de duas florestas em região ecotonal no planalto de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. 2000. Dissertação

(Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Como Citar

MACIEL, Cássio Maggi Salvia; PAULA, Alessandro de; TAGLIAFERRE, Cristiano; BARRETO-GARCIA, Patrícia Anjos Bittencourt; AGUIAR, Caique Souza; SILVA, Joselane Príscila Gomes da. FENOLOGIA DE Pseudopiptadenia contorta (DC.) G.P LEWIS & M.P LIMA EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BA . Simpósio de Ciências Florestais, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sicflor/article/view/405. Acesso em: 19 set. 2024.