CARACTERIZAÇÃO DOS FRUTOS E CLASSIFICAÇÃO FÍSICA DOS GRÃOS DE CAFÉ ARÁBICA A PLENO SOL E EM CONSÓRCIO COM MOGNO BRASILEIRO

Autores

  • Aline Amorim da Silva Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Gabriela de Oliveira Silva Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Gabriel Henrique Oliveira Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Sylvana Naomi Matsumoto Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Pedro Jorge Santos Souza Capital Comercial Agrícola LTDA

Palavras-chave:

Coffea arabica, Cultivo Sustentável, Consórcio Agroflorestal

Resumo

Objetivou-se por meio deste estudo investigar se características morfológicas e a qualidade dos frutos de café arábica, cv. Arara são afetadas por diferentes sistemas de cultivo, incluindo o cultivo a pleno sol e o cultivo em consórcio com o mogno brasileiro. A pesquisa foi realizada na Fazenda Três Lagoas, Norte de Minas Gerais, e foram analisados dois talhões distintos. Os frutos foram colhidos em julho de 2023 e processados por via seca. Dimensões maiores nos frutos foram observados no sistema arborizado, indicando melhores condições de desenvolvimento sob o sombreamento com o mogno brasileiro. A classificação física dos grãos foi relacionada com a qualidade final dos grãos de café, sendo verificada uma correlação positiva. Embora não tenha havido diferença em todas as categorias, foi verificado efeito positivo da arborização na qualidade do café. A integração do cultivo de café Arábica com o mogno brasileiro favoreceu o vigor dos frutos e alterou a morfologia dos cafeeiros arábica cv. Arara.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução normativa nº 8, de 11 de junho de 2003. Aprova o regulamento técnico de identidade e de qualidade para a classificação do café beneficiado grão cru. Brasília, 2003.

BUITRAGO-OSORIO, J. et al. Physical-mechanical characterization of coffee fruits Coffea arabica L. var. Castillo classified by a colorimetry approach. Materialia, v. 21, p. 101330, 2022.

COELHO, E. G. Avaliação físico-química e sensorial do grão de café arábica submetido à secagem solar, convectiva e por cast-tape drying. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.

DE CAMARGO, F. T. et al. Crescimento e maturação do fruto do cafeeiro (Coffea arabica L.) em um sistema arborizado e em monocultivo. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, v. 13, n. 2, p. 222-230, 2023.

FREITAS, A. F. Desenvolvimento de cafeeiros consorciados com espécies madeireiras. Tese (Doutorado em Agronomia/Fitotecnia) – Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

IBICT. Manual de normas de editoração do IBICT. 2. ed. Brasília, DF, 1993. 41 p.

Downloads

Publicado

2024-12-19