CARACTERIZAÇÃO DOS FRUTOS E CLASSIFICAÇÃO FÍSICA DOS GRÃOS DE CAFÉ ARÁBICA A PLENO SOL E EM CONSÓRCIO COM MOGNO BRASILEIRO
Palavras-chave:
Coffea arabica, Cultivo Sustentável, Consórcio AgroflorestalResumo
Objetivou-se por meio deste estudo investigar se características morfológicas e a qualidade dos frutos de café arábica, cv. Arara são afetadas por diferentes sistemas de cultivo, incluindo o cultivo a pleno sol e o cultivo em consórcio com o mogno brasileiro. A pesquisa foi realizada na Fazenda Três Lagoas, Norte de Minas Gerais, e foram analisados dois talhões distintos. Os frutos foram colhidos em julho de 2023 e processados por via seca. Dimensões maiores nos frutos foram observados no sistema arborizado, indicando melhores condições de desenvolvimento sob o sombreamento com o mogno brasileiro. A classificação física dos grãos foi relacionada com a qualidade final dos grãos de café, sendo verificada uma correlação positiva. Embora não tenha havido diferença em todas as categorias, foi verificado efeito positivo da arborização na qualidade do café. A integração do cultivo de café Arábica com o mogno brasileiro favoreceu o vigor dos frutos e alterou a morfologia dos cafeeiros arábica cv. Arara.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução normativa nº 8, de 11 de junho de 2003. Aprova o regulamento técnico de identidade e de qualidade para a classificação do café beneficiado grão cru. Brasília, 2003.
BUITRAGO-OSORIO, J. et al. Physical-mechanical characterization of coffee fruits Coffea arabica L. var. Castillo classified by a colorimetry approach. Materialia, v. 21, p. 101330, 2022.
COELHO, E. G. Avaliação físico-química e sensorial do grão de café arábica submetido à secagem solar, convectiva e por cast-tape drying. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
DE CAMARGO, F. T. et al. Crescimento e maturação do fruto do cafeeiro (Coffea arabica L.) em um sistema arborizado e em monocultivo. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, v. 13, n. 2, p. 222-230, 2023.
FREITAS, A. F. Desenvolvimento de cafeeiros consorciados com espécies madeireiras. Tese (Doutorado em Agronomia/Fitotecnia) – Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
IBICT. Manual de normas de editoração do IBICT. 2. ed. Brasília, DF, 1993. 41 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Nacional do Café
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.