DENSIDADE APARENTE DE BIOCARVÃO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS SUBMETIDOS A DIFERENTES TEMPERATURAS
Palavras-chave:
pirólise, palha de café, caroço de umbuResumo
A região Nordeste do Brasil apresenta problemas de salinidade no solo e na água que afetam a produtividade agrícola local, tornando necessário o manejo das culturas com produtos que tem potencial de mitigar o estresse salino, como o biocarvão. Nesse sentindo, o objetivo deste estudo foi avaliar a densidade aparente de biocarvão provenientes de dois resíduos agroindustriais a diferentes temperaturas. Este estudo foi realizado no Laboratório de Tecnologia de Produtos Florestais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x2, sendo os tratamentos compostos por dois resíduos (caroço de umbu e palha de café) e duas temperaturas de pirólise (300 e 450 °C). A densidade aparente foi determinada através do método da balança hidrostática, de acordo NBR 11941. A palha de café não apresentou diferenças de densidade para as duas temperaturas aplicadas, enquanto o caroço de umbu teve incremento na temperatura de 450 °C.
Downloads
Referências
BARBOSA, C. F. Caracterização de biocarvões de palha de café e casca de eucalipto produzidos a 350 e 600 °C. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre – ES, 2016. 77 f
CASTRO, C. S. de. Biochar da casca de coco verde como atenuador do estresse salino em soja. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. 71f
CONZ, R. F. Caracterização de matérias-primas e biochars para aplicação na agricultura. 2015. 132 p. 2015. Dissertação de Mestrado - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Piracicaba – SP, 2015. 132 p.
DIAS, I. dos S. Estresse salino na cultura do rabanete cultivado em substratos. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo – AL, 2020, 31f.
FERREIRA, K. D. de R. Características agronômicas do feijão-caupi e bioindicadores de qualidade do solo após aplicação de biochar de resíduos animais. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Minas Gerais, Montes Claros, 2022, 45f.
FERREIRA, M. L. H. Biochar: estado da arte do uso agrícola no cenário brasileiro. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Ciência e Tecnologia, Sorocaba – SP, 2023. 33 p.
SANTOS, W. M. dos. Potencial do biocarvão para remediação de solo salino-sódico do perímetro irrigado Jacaré-Curituba em Sergipe. Dissertação – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão – SE, 2019. 90p.
TRAZZI, P.A., HIGA, A.R., DIECKOW, J., MANGRICH, A.S., HIGA, R.C.V. Biocarvão: realidade e potencial de uso no meio florestal. Ciência Florestal, 28, 875-887. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Nacional do Café
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.