DENSIDADE APARENTE DE BIOCARVÃO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS SUBMETIDOS A DIFERENTES TEMPERATURAS

Autores

Palavras-chave:

pirólise, palha de café, caroço de umbu

Resumo

A região Nordeste do Brasil apresenta problemas de salinidade no solo e na água que afetam a produtividade agrícola local, tornando necessário o manejo das culturas com produtos que tem potencial de mitigar o estresse salino, como o biocarvão. Nesse sentindo, o objetivo deste estudo foi avaliar a densidade aparente de biocarvão provenientes de dois resíduos agroindustriais a diferentes temperaturas.  Este estudo foi realizado no Laboratório de Tecnologia de Produtos Florestais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x2, sendo os tratamentos compostos por dois resíduos (caroço de umbu e palha de café) e duas temperaturas de pirólise (300 e 450 °C). A densidade aparente foi determinada através do método da balança hidrostática, de acordo NBR 11941. A palha de café não apresentou diferenças de densidade para as duas temperaturas aplicadas, enquanto o caroço de umbu teve incremento na temperatura de 450 °C.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, C. F. Caracterização de biocarvões de palha de café e casca de eucalipto produzidos a 350 e 600 °C. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre – ES, 2016. 77 f

CASTRO, C. S. de. Biochar da casca de coco verde como atenuador do estresse salino em soja. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. 71f

CONZ, R. F. Caracterização de matérias-primas e biochars para aplicação na agricultura. 2015. 132 p. 2015. Dissertação de Mestrado - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Piracicaba – SP, 2015. 132 p.

DIAS, I. dos S. Estresse salino na cultura do rabanete cultivado em substratos. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo – AL, 2020, 31f.

FERREIRA, K. D. de R. Características agronômicas do feijão-caupi e bioindicadores de qualidade do solo após aplicação de biochar de resíduos animais. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Minas Gerais, Montes Claros, 2022, 45f.

FERREIRA, M. L. H. Biochar: estado da arte do uso agrícola no cenário brasileiro. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Ciência e Tecnologia, Sorocaba – SP, 2023. 33 p.

SANTOS, W. M. dos. Potencial do biocarvão para remediação de solo salino-sódico do perímetro irrigado Jacaré-Curituba em Sergipe. Dissertação – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão – SE, 2019. 90p.

TRAZZI, P.A., HIGA, A.R., DIECKOW, J., MANGRICH, A.S., HIGA, R.C.V. Biocarvão: realidade e potencial de uso no meio florestal. Ciência Florestal, 28, 875-887. 2018.

Downloads

Publicado

2024-12-19