ÍNDICES ESPECTRAIS NO COMPORTAMENTO VEGETATIVO E HÍDRICO EM LAVOURAS DE CAFÉ NO MUNICÍPIO DE BARRA DO CHOÇA

Autores

Palavras-chave:

Índice, Sensoriamento remoto, Geoprocessamento

Resumo

O Planalto da Conquista é uma das principais regiões produtoras de café na Bahia, destacando-se a cidade de Barra do Choça como pioneira. O estudo busca compreender o comportamento espectral das áreas de produção de café em Barra do Choça utilizando os índices NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) e NDWI (Índice de Água por Diferença Normalizada) de diferentes satélites, além de dados pluviométricos em uma série temporal para analisar as relações entre esses parâmetros biofísicos e as condições das lavouras. Foram selecionadas propriedades rurais com lavouras de café cadastradas no CEFIR/CAR, utilizando dados dos satélites LandSat e MODIS e precipitação do banco de dados CHIRPS de 2010 a 2023. Observou-se que as variações temporais nos índices NDVI e NDWI estão diretamente relacionadas com as condições climáticas da região, indicando que anos com índices mais altos correspondem a boas condições da vegetação. Conclui- se que as variações nos índices são influenciadas pelas datas das imagens dos diferentes sensores, mas ambos mostraram comportamentos consistentes para os indicadores biofísicos de vegetação e água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Dutra Neto, C. Café e Desenvolvimento Sustentável: perspectivas para o desenvolvimento sustentável no Planalto de Vitória da Conquista. Vitória da Conquista: UESB, 2004. 168 p.

Florenzano, T.G. Iniciação em Sensoriamento Remoto. 3 ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. Fernandes, R.H. Diagnóstico e propostas para a cadeia produtiva do café da Bahia. Salvador: SEAGRI, 2011. 40p.

Downloads

Publicado

2024-12-19