ÍNDICES ESPECTRAIS NO COMPORTAMENTO VEGETATIVO E HÍDRICO EM LAVOURAS DE CAFÉ NO MUNICÍPIO DE BARRA DO CHOÇA
Palavras-chave:
Índice, Sensoriamento remoto, GeoprocessamentoResumo
O Planalto da Conquista é uma das principais regiões produtoras de café na Bahia, destacando-se a cidade de Barra do Choça como pioneira. O estudo busca compreender o comportamento espectral das áreas de produção de café em Barra do Choça utilizando os índices NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) e NDWI (Índice de Água por Diferença Normalizada) de diferentes satélites, além de dados pluviométricos em uma série temporal para analisar as relações entre esses parâmetros biofísicos e as condições das lavouras. Foram selecionadas propriedades rurais com lavouras de café cadastradas no CEFIR/CAR, utilizando dados dos satélites LandSat e MODIS e precipitação do banco de dados CHIRPS de 2010 a 2023. Observou-se que as variações temporais nos índices NDVI e NDWI estão diretamente relacionadas com as condições climáticas da região, indicando que anos com índices mais altos correspondem a boas condições da vegetação. Conclui- se que as variações nos índices são influenciadas pelas datas das imagens dos diferentes sensores, mas ambos mostraram comportamentos consistentes para os indicadores biofísicos de vegetação e água.
Downloads
Referências
Dutra Neto, C. Café e Desenvolvimento Sustentável: perspectivas para o desenvolvimento sustentável no Planalto de Vitória da Conquista. Vitória da Conquista: UESB, 2004. 168 p.
Florenzano, T.G. Iniciação em Sensoriamento Remoto. 3 ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. Fernandes, R.H. Diagnóstico e propostas para a cadeia produtiva do café da Bahia. Salvador: SEAGRI, 2011. 40p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Nacional do Café
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.