PRODUÇÃO DE CAFÉ ATRAVÉS DA AGRICULTURA SINTRÓPICA NA PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, ECONÔMICA E SOCIAL NA REGIÃO DA BARRA DO CHOÇA / BA

Autores

  • Emilly Viana Souza Pinto Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Joice Souza de Andrade Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Tacio Luís de Andrade e Conceição Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Agricultura sintrópica, Agricultura regenerativa, Agroecologia

Resumo

O presente estudo traz como objetivo central de pesquisa a análise das implicações da transição dos cultivos convencionais de café na região de Barra do Choça para um agroecossistema sintrópico. Este trabalho reveste-se de grande relevância, dada a insustentabilidade da agricultura convencional, seja por conta dos progressivos aumentos dos custos de produção ou pela degradação do meio físico. Os objetivos específicos foram, analisar a viabilidade econômica e a concentração de energia e nutrientes do cultivo de café em um agroecossistema sintrópico. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, a seleção do material bibliográfico deu-se por meio das palavras-chave, a busca foi feita na base de dados “Google Scholar", utilizando o modo de consulta por busca completa. Os principais teóricos desta pesquisa são, Ernst Gotsch, Jonh Kenpef e Brett Levin. Os resultados deste estudo apontam o cultivo do café com base nos agroecossistemas sintrópicos como uma relevante abordagem na busca pela sustentabilidade integral.

Downloads

Referências

DA SILVA FERNANDES, J. et al. Agricultura Sintrópica: Experiências com assentados periurbanos de Vitória da Conquista–BA. Cadernos de Agroecologia, v. 15, n. 2, 2020.

GUIMARÃES, LA de OPG et al. Conceitos e princípios práticos da agrofloresta sucessional biodiversa (agricultura sintrópica). 2019.

HOFFMANN, M. R. M. Sistemas agroflorestais para agricultura familiar: análise econômica. 2013. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) - Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, Brasília.

KEMPF, J. Agricultura de Qualidade ; Publicação de Agricultura Regenerativa: Moline, IL, EUA, 2020.

KHATOUNIAN, C.A. A reconstrução ecológica da agricultura, USP, 2001.

LEVIN, B. Agricultura regenerativa como ilhas de biodiversidade. In: Ilhas de biodiversidade: estratégias para conservação em ambientes dominados pelo homem . Cham: Springer International Publishing, 2022. p. 61-88.

PASINI, F. A Agricultura Sintrópica de Ernst Götsch: história, fundamentos e seu nicho no universo da Agricultura Sustentável. 2017. Tese de Doutorado. Dissertation. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2024-12-19