PRODUÇÃO DE CAFÉ ATRAVÉS DA AGRICULTURA SINTRÓPICA NA PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, ECONÔMICA E SOCIAL NA REGIÃO DA BARRA DO CHOÇA / BA

Autores

  • Emilly Viana Souza Pinto Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Joice Souza de Andrade Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Tacio Luís de Andrade e Conceição Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Agricultura sintrópica, Agricultura regenerativa, Agroecologia

Resumo

O presente estudo traz como objetivo central de pesquisa a análise das implicações da transição dos cultivos convencionais de café na região de Barra do Choça para um agroecossistema sintrópico. Este trabalho reveste-se de grande relevância, dada a insustentabilidade da agricultura convencional, seja por conta dos progressivos aumentos dos custos de produção ou pela degradação do meio físico. Os objetivos específicos foram, analisar a viabilidade econômica e a concentração de energia e nutrientes do cultivo de café em um agroecossistema sintrópico. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, a seleção do material bibliográfico deu-se por meio das palavras-chave, a busca foi feita na base de dados “Google Scholar", utilizando o modo de consulta por busca completa. Os principais teóricos desta pesquisa são, Ernst Gotsch, Jonh Kenpef e Brett Levin. Os resultados deste estudo apontam o cultivo do café com base nos agroecossistemas sintrópicos como uma relevante abordagem na busca pela sustentabilidade integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DA SILVA FERNANDES, J. et al. Agricultura Sintrópica: Experiências com assentados periurbanos de Vitória da Conquista–BA. Cadernos de Agroecologia, v. 15, n. 2, 2020.

GUIMARÃES, LA de OPG et al. Conceitos e princípios práticos da agrofloresta sucessional biodiversa (agricultura sintrópica). 2019.

HOFFMANN, M. R. M. Sistemas agroflorestais para agricultura familiar: análise econômica. 2013. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) - Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, Brasília.

KEMPF, J. Agricultura de Qualidade ; Publicação de Agricultura Regenerativa: Moline, IL, EUA, 2020.

KHATOUNIAN, C.A. A reconstrução ecológica da agricultura, USP, 2001.

LEVIN, B. Agricultura regenerativa como ilhas de biodiversidade. In: Ilhas de biodiversidade: estratégias para conservação em ambientes dominados pelo homem . Cham: Springer International Publishing, 2022. p. 61-88.

PASINI, F. A Agricultura Sintrópica de Ernst Götsch: história, fundamentos e seu nicho no universo da Agricultura Sustentável. 2017. Tese de Doutorado. Dissertation. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2024-12-19