QUALIDADE DE MUDAS DE CAFÉ PRODUZIDAS EM DIFERENTES RECIPIENTES E SUBSTRATOS

Autores

Palavras-chave:

Bioinsumo, Mudas meio ano, Café arábica

Resumo

A realização deste trabalho busca analisar e caracterizar a qualidade de mudas de meio ano  de café arábica produzidas em diferentes recipientes e substratos em associação com bioinsumos no crescimento das mudas. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, representando cerca de 38% da produção global. Segundo dados do CONAB (2024), e a cafeicultura no pais tem significativa importância econômica, com expectativa de produção nacional  de 66,3 milhões na safra 2023/24. A alta produtividade e qualidade dos frutos dependem de diferentes fatores dentro da cadeia produtivo do café, a utilização de sementes de qualidade e mudas vigorosas com bom desenvolvimento radicular, livres de pragas, doenças e  plantas daninhas, a utilização de cultivares com alto potencial produtivo e o correto manejo nutricional. Para tal a necessidade da revisaõ de bases biograficas sobre o assunto contribuiem para a comparação prática dos metodos nos resultados esperados em conseguir separar quais substratos e recipientes melhoram a qualidade das mudas de café, e a ação benéfica do bioinsumo comercial e a dose que gera incremento nas características morfológicas no que diz respeito ao indice de qualidade das mudas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAILEY, D. A et al. Greenhouse substrates and fertilization. Raleigh: North Caroline State University, 2005.

CUNHA, R.L. da; SOUZA, C.A.S.; ANDRADE NETO, A. de; MELO, B. de; CORRÊA, J.F. Avaliação de substratos e tamanhos de recipientes na formação de mudas de cafeeiro (Coffea arabica L) em tubetes. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v.26, n.1, p.7-12, 2002.

FAVARIN, J.L. et al. Metodologia para estimar a estabilidade do conjunto muda x substrato de cafeeiro. Ciência Rural. Santa Maria, v.38, n.1, p.34-38, jan./fev. 2008.

FONSECA, É. P.; VALÉRI, S. V.; MIGLIORANZA, É.; FONSECA, N. A. N.; COUTO, L. Padrão de qualidade de mudas de Trema micrantha (L.) Blume, produzidas sob diferentes períodos de sombreamento. Revista Árvore, v.26, p.515-523, 2002.

HAHN, C. M. et al. Recuperação florestal: da semente à muda. São Paulo, 2006. 144p.

MALVESTITI, A. L. Propriedades e aplicações da fibra de coco na produção de mudas. In: BARBOSA, J. G. et al. (Ed.) Nutrição e adubação de plantas cultivadas em substrato. Viçosa: UFV, 2004. p. 226-235.

MATIELLO, J. B.; SANTINATO, R.; GARCIA, A.W.R.; ALMEIDA, S. R.; FERNANDES, D.R. Cultura do café no Brasil: novo manual de recomendações. Varginha: PROCAFÉ, 2005. 438p.

PASINATO,D. F. Mudas de café conilon em substratos com diferntes concentrações de lodo de curtume. Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Agronomia do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina, 2023. 51 p

SANTINATO, R.; SILVA, V.A. Tecnologias para produção de mudas de café. Belo Horizonte: O Lutador, 2001. 116p.

SARDINHA, L.T. Fontes de fósforo no crescimento e fisiologia de mudas de café arábica. Dissertação em Produção Vegetal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.209, 60p

SILVA, C. J. da; SILVA, C. A. da; SILVA, R. V. da; FREITAS, C. A.; CASTRO, Y. de O.; OLIVEIRA, R. T. de. Índice de qualidade de Dickson em mudas de cafeeiro, em função de porporções de material orgânico adicionado ao substrato. Anais... Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, 37. Poços de Caldas-MG. MAPA/PROCAFÉ, 2011. p 107-108

VALLONE, H.S. Produção de mudas de cafeeiro (Coffea arabica L.) em tubetes com polímero hidroretentor, diferentes substratos e adubações. Lavras: UFLA, 2003. 75p.

Downloads

Publicado

2024-12-19