QUALIDADE DE MUDAS DE CAFÉ PRODUZIDAS EM DIFERENTES RECIPIENTES E SUBSTRATOS
Palavras-chave:
Bioinsumo, Mudas meio ano, Café arábicaResumo
A realização deste trabalho busca analisar e caracterizar a qualidade de mudas de meio ano de café arábica produzidas em diferentes recipientes e substratos em associação com bioinsumos no crescimento das mudas. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, representando cerca de 38% da produção global. Segundo dados do CONAB (2024), e a cafeicultura no pais tem significativa importância econômica, com expectativa de produção nacional de 66,3 milhões na safra 2023/24. A alta produtividade e qualidade dos frutos dependem de diferentes fatores dentro da cadeia produtivo do café, a utilização de sementes de qualidade e mudas vigorosas com bom desenvolvimento radicular, livres de pragas, doenças e plantas daninhas, a utilização de cultivares com alto potencial produtivo e o correto manejo nutricional. Para tal a necessidade da revisaõ de bases biograficas sobre o assunto contribuiem para a comparação prática dos metodos nos resultados esperados em conseguir separar quais substratos e recipientes melhoram a qualidade das mudas de café, e a ação benéfica do bioinsumo comercial e a dose que gera incremento nas características morfológicas no que diz respeito ao indice de qualidade das mudas.
Downloads
Referências
BAILEY, D. A et al. Greenhouse substrates and fertilization. Raleigh: North Caroline State University, 2005.
CUNHA, R.L. da; SOUZA, C.A.S.; ANDRADE NETO, A. de; MELO, B. de; CORRÊA, J.F. Avaliação de substratos e tamanhos de recipientes na formação de mudas de cafeeiro (Coffea arabica L) em tubetes. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v.26, n.1, p.7-12, 2002.
FAVARIN, J.L. et al. Metodologia para estimar a estabilidade do conjunto muda x substrato de cafeeiro. Ciência Rural. Santa Maria, v.38, n.1, p.34-38, jan./fev. 2008.
FONSECA, É. P.; VALÉRI, S. V.; MIGLIORANZA, É.; FONSECA, N. A. N.; COUTO, L. Padrão de qualidade de mudas de Trema micrantha (L.) Blume, produzidas sob diferentes períodos de sombreamento. Revista Árvore, v.26, p.515-523, 2002.
HAHN, C. M. et al. Recuperação florestal: da semente à muda. São Paulo, 2006. 144p.
MALVESTITI, A. L. Propriedades e aplicações da fibra de coco na produção de mudas. In: BARBOSA, J. G. et al. (Ed.) Nutrição e adubação de plantas cultivadas em substrato. Viçosa: UFV, 2004. p. 226-235.
MATIELLO, J. B.; SANTINATO, R.; GARCIA, A.W.R.; ALMEIDA, S. R.; FERNANDES, D.R. Cultura do café no Brasil: novo manual de recomendações. Varginha: PROCAFÉ, 2005. 438p.
PASINATO,D. F. Mudas de café conilon em substratos com diferntes concentrações de lodo de curtume. Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Agronomia do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina, 2023. 51 p
SANTINATO, R.; SILVA, V.A. Tecnologias para produção de mudas de café. Belo Horizonte: O Lutador, 2001. 116p.
SARDINHA, L.T. Fontes de fósforo no crescimento e fisiologia de mudas de café arábica. Dissertação em Produção Vegetal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.209, 60p
SILVA, C. J. da; SILVA, C. A. da; SILVA, R. V. da; FREITAS, C. A.; CASTRO, Y. de O.; OLIVEIRA, R. T. de. Índice de qualidade de Dickson em mudas de cafeeiro, em função de porporções de material orgânico adicionado ao substrato. Anais... Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, 37. Poços de Caldas-MG. MAPA/PROCAFÉ, 2011. p 107-108
VALLONE, H.S. Produção de mudas de cafeeiro (Coffea arabica L.) em tubetes com polímero hidroretentor, diferentes substratos e adubações. Lavras: UFLA, 2003. 75p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Nacional do Café
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.