CARACTERIZAÇÃO CAFEEIRA DO NORTE DE MINAS GERAIS

Autores

Palavras-chave:

Arborização, Cafeicultura, Manejo

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar a cafeicultura praticada no Norte de Minas e verificar se a arborização é uma prática de manejo aplicada com o objetivo de mitigar os efeitos dos extremos térmicos. Foram realizadas abordagens por meio de entrevistas à administradores de propriedades com cultivo de café no distrito de Machado Mineiro, município de Águas Vermelhas, Minas Gerais. A sistematização da coleta de dados foi realizada por uma equipe composta por dois entrevistadores e uma pessoa registrar os principais aspectos das abordagens. Foram avaliados aspectos sobre a arborização, perfil do administrador e principais gargalos do cultivo do café na região. Os dados foram sistematizados a partir da estatística descritiva, por meio de quadros, gráficos e tabelas. Foi verificado que apesar da arborização ser uma pratica que reduz a amplitude térmica diária na região, esta prática de manejo não é adotada devido a baixa produção e a dificuldade de mecanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Acompanhamento da safra brasileira: café, safra 2014: primeiro levantamento. Brasília, 2014

LEITE, P, H, M. Influência da sombra do dossel temporário de um sistema agroflorestal na maturação de frutos de café. Ufscar 2021.

MATIELLO, J.B. Café do norte-noroeste mineiro e oeste baiano alcança bom nível. Revista Visão agrícola n.12. 2021.

SANTINATO, R. IHI 5113 no controle do bicho mineiro em comparação com padrões do mercado. In: Anais do 42° Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, Serra Negra, São Paulo. 2016.

TAVARES, P, S. Aptidão agroclimática do café arábica para cenários de mudanças climáticas no sudeste do Brasil geradospelo modelo eta em altíssima resolução horizontal. SBIcafé. 2016.

VICENTE, M. R.; MANTOVANI, E. C.; FERNANDES, A. L. T.; DELAZARI, F. T.; FIGUEREDO, E. M Efeito de diferentes lâminas de irrigação nas variáveis de desenvolvimento e produção do cafeeiro irrigado por pivô central. IRRIGA, v. 20, n. 3, p. 528, 2015.

Downloads

Publicado

2024-12-19