SELEÇÃO DE BACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO DE PLANTAS NO CULTIVO DE MUDAS DE EUCALIPTO

Autores

Palavras-chave:

bactérias, Eucalyptus urophylla, Inoculação

Resumo

O objetivo deste experimento foi analisar o efeito das bactérias promotoras do crescimento vegetal (BPCV) no crescimento de mudas de eucalipto nas variáveis altura, diâmetro, SPAD e número de folhas aos 60 dias após a semeadura. O experimento foi conduzido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, na cidade de Vitória da Conquista, BA. Foram utilizadas sementes do gênero Eucalyptus urophylla, provenientes da Aflore - Associação de Reposição Florestal do Sudoeste da Bahia. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, sendo 14 tratamentos com 5 repetições cada. A primeira testemunha é sem inoculação, a segunda testemunha sem inoculação e adubada com NPK, os demais tratamentos foram inoculados com os isolados bacterianos, sendo esses SP24S e Z94 isolados comerciais e JN4S, JN1F, JN4RCC, JN1CC, JM25CC, JM35CC, JM1F, DNVC 07, DNVC 11 e JN 32, bactérias isoladas na UESB. Os isolados foram reativados e purificados, em seguida foi feita a repicagem e por fim o inoculante líquido para inocular as sementes. Para a inoculação, foi utilizado 2 mL do inoculante por repetição. Os resultados foram significativos para os parâmetros de altura e SPAD, onde o isolado JN32 e JN4RCC, apresentou 21,63 % e 22,87% respectivamente, de incremento em relação à primeira testemunha na análise de altura, os isolados JM25CC e JM35CC com 8,20% e 8,23% respectivamente, de incremento em relação a primeira testemunha na análise de SPAD. Logo, a utilização de isolados bacterianos é uma alternativa que pode promover o crescimento de mudas de eucalipto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMPELLO, F.B.B. Controle biológico de Cylindrocladium scoparium Morgan, agente causal do tombamento de mudas de Eucalyptus spp., com bactérias antagonistas. (Dissertação de Mestrado). Recife. Universidade Federal Rural de Pernambuco. 1992.

Mariano, R. de L. R., Silveira, E. B. da, Assis, S. M. P. de, Gomes, A. M. A., Nascimento, A. R. P., & Donato, V. M. T. S. (2013). IMPORTÂNCIA DE BACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO E DE BIOCONTROLE DE DOENÇAS DE PLANTAS PARA UMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL. Anais Da Academia Pernambucana De Ciência Agronômica, 1, 89–111.

OLIVEIRA JÚNIOR, O. A. de. Qualidade de mudas de Eucalyptus urophylla produzidas em diferentes substratos, 2009. 55 p. Dissertação (Mestrado em Agronomia). Área de Concentração em Fitotecnia. Vitória da Conquista, Bahia: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.2009.

SPASSIN, A.C. Avaliação de bactérias como promotoras de crescimento e enraizamento de mudas de Eucalyptus spp. sob diferentes formas de dispensa. 94f. Dissertação (Pós-graduação) Universidade do Sudoeste do Paraná, Irati – PR, 2014.

SILVA, R. F. Bioprospecção de rizobactérias promotoras de crescimento vegetal na produção de mudas de eucalipto. / Roberlan Ferreira da Silva, 2018.

STURION, J. A. Métodos de produção e técnicas de manejo que influenciam o padrão de qualidade de mudas de essências florestais. Curitiba: EMBRAPA-URPFCS, 1981. 18 p. (EMBRAPA-URPFCS.Documentos, 3).

WENDLING, I.; DUTRA, L. F. Produção de mudas de eucalipto por sementes. In: WENDLING, I.; DUTRA, L. F (org.). Produção de mudas de eucalipto. Colombo: Embrapa Florestas, 2010b. p. 13-47.

Downloads

Publicado

2024-12-19