ANÁLISE DO CRESCIMENTO E VIGOR DE PLANTAS DE CAFÉ ARÁBICA A PLENO SOL E EM CONSÓRCIO COM O MOGNO BRASILEIRO
Palavras-chave:
Coffea arabica L, morfologia do cafeeiro, índice SPAD.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar se o crescimento e vigor de plantas de café (Coffea arabica L.) é alterado em sistemas de pleno sol e sombreado. Medidas de altura, diâmetro do caule e índice SPAD foram realizadas em cafeeiros ao longo de cinco períodos, mostrando que, embora as plantas sob sombreamento apresentassem estiolamento leve devido à menor luminosidade, não houve diferença significativa na altura em comparação com as cultivadas a pleno sol. Porém, o diâmetro do caule foi notavelmente menor nas plantas sombreadas. Além disso, foram observadas diferenças nas características das folhas, com folhas maiores e mais verdes nas plantas sombreadas. A análise do índice SPAD revelou diferenças significativas apenas em setembro de 2023, sugerindo variações na pigmentação das folhas ao longo do tempo. Esses resultados destacam a capacidade de adaptação do cafeeiro ao sombreamento, mostrando respostas morfológicas e fisiológicas que favorecem sua sobrevivência e produtividade nesse ambiente. Compreender essas respostas é crucial para o manejo eficaz das plantações de café em diferentes condições ambientais, visando à otimização da produção e qualidade dos grãos.
Downloads
Referências
CARAMORI et al. Arborização de cafezais e aspectos climatológicos. In: MATSUMOTO, S. N. (Org.). Arborização de cafezais no Brasil. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: Edições UESB, 2004.
LIMA, NRWL et al. Plasticidade Fenotípica. Rev. Ciência Elem., Universidade Federal Fluminense, v. 5, 2017.
RIGHI, Ciro Abbud. Simulação e disponibilidade de luz e crescimento de cafeeiros em sistema agroflorestal com seringueiras. In: RIGHI, Ciro Abbud. Avaliação ecofisiológica do cafeeiro (Coffea arabica L.) em sistema agroflorestal e em monocultivo. 2005. Tese (Doutorado) - Escola superior de agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2005.
TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia Vegetal. En Taiz y Zeiger 3ª ed. Artmed. Porto Alege, Brasil., p. 449-484, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Nacional do Café
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.