ANÁLISE DO CRESCIMENTO E VIGOR DE PLANTAS DE CAFÉ ARÁBICA A PLENO SOL E EM CONSÓRCIO COM O MOGNO BRASILEIRO

Autores

Palavras-chave:

Coffea arabica L, morfologia do cafeeiro, índice SPAD.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar se o crescimento e vigor de plantas de café (Coffea arabica L.) é alterado em sistemas de pleno sol e sombreado. Medidas de altura, diâmetro do caule e índice SPAD foram realizadas em cafeeiros ao longo de cinco períodos, mostrando que, embora as plantas sob sombreamento apresentassem estiolamento leve devido à menor luminosidade, não houve diferença significativa na altura em comparação com as cultivadas a pleno sol. Porém, o diâmetro do caule foi notavelmente menor nas plantas sombreadas. Além disso, foram observadas diferenças nas características das folhas, com folhas maiores e mais verdes nas plantas sombreadas. A análise do índice SPAD revelou diferenças significativas apenas em setembro de 2023, sugerindo variações na pigmentação das folhas ao longo do tempo. Esses resultados destacam a capacidade de adaptação do cafeeiro ao sombreamento, mostrando respostas morfológicas e fisiológicas que favorecem sua sobrevivência e produtividade nesse ambiente. Compreender essas respostas é crucial para o manejo eficaz das plantações de café em diferentes condições ambientais, visando à otimização da produção e qualidade dos grãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARAMORI et al. Arborização de cafezais e aspectos climatológicos. In: MATSUMOTO, S. N. (Org.). Arborização de cafezais no Brasil. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: Edições UESB, 2004.

LIMA, NRWL et al. Plasticidade Fenotípica. Rev. Ciência Elem., Universidade Federal Fluminense, v. 5, 2017.

RIGHI, Ciro Abbud. Simulação e disponibilidade de luz e crescimento de cafeeiros em sistema agroflorestal com seringueiras. In: RIGHI, Ciro Abbud. Avaliação ecofisiológica do cafeeiro (Coffea arabica L.) em sistema agroflorestal e em monocultivo. 2005. Tese (Doutorado) - Escola superior de agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2005.

TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia Vegetal. En Taiz y Zeiger 3ª ed. Artmed. Porto Alege, Brasil., p. 449-484, 2004.

Downloads

Publicado

2024-12-19