ANÁLISE SENSORIAL DE CAFÉS PROCESSADOS POR VIA SECA E VIA ÚMIDA PRODUZIDOS NO MUNICÍPIO DE PLANALTO, BAHIA
Palavras-chave:
Atributos sensoriais, Pós-colheita, SaborResumo
A qualidade do café pode estar diretamente relacionada ao processo de produção e pós-colheita. Nesse contexto, o Planalto da Conquista se destaca como uma área chave para o crescimento da produção de café. Este estudo teve como objetivo avaliar as características sensoriais do café de Planalto, Bahia, por meio de processamento em via seca e úmida, durante a safra 2022/2023. Foram escolhidos vinte locais para coleta de amostras no município. As amostras foram divididas e submetidas a análises sensoriais de acordo com o protocolo da SCA, seguidas por análises estatísticas. Não houve diferença significativa entre os processos de via úmida e seca, ambos demonstrando potencial para produzir cafés sensorialmente vantajosos. A correlação positiva entre atributos sensoriais e pontuação final destaca a associação favorável, especialmente notável em características como retrogosto, aroma, equilíbrio e sabor. Esses resultados enfatizam o potencial da região para cultivar cafés de alta qualidade e ressaltam a importância de empregar técnicas adequadas de produção, independentemente do método de processamento pós-colheita.
Downloads
Referências
Addinsoft. XLSTAT statistical and data analysis solution. Boston, USA. https://www.xlstat.com. Version 19.2.2. 2019.
Viçosi, D. B; Zandonadi, C. U; Guarçoni, R. C; Martinuzzo, M. B ; Alixandre, F. T ;Krohling, C. A ;Ferreira, C. C; Rossi, V. S; de Paula, E; Fornazier, M. J. Importância da melhoria da qualidade do Café Arábica para a sustentabilidade de propriedades agrícolas. Incaper em Revista. Vitória, p. 2, dez, 2023.
ALVES SANTANA, Aurelane. A inserção da Cafeicultura no Planalto da Conquista - Bahia: Transformações sociais e econômicas da região. GEOFRONTER, v. 9, n. 1 p. 3, ago, 2023.
C. Dutra Neto; A. P. T. Uetanabaro; E. Oliveira.Influência do meio gerográfico e os fatores ambientais na qualidade do café do Planalto de Vitória da Conquista. SBICafé, p. 1, 2016.
Jaqueline C. da SILVA; Iago M.R. SMARGIASSI; Jaciel MAGALHÃES; Fábio Henrique R. VIEIRA;Júlio César de C. VIEIRA;Mariege A. DIAS; Carlos Antônio GARCIA; Anna Lygia R. de MACIEL; Geraldo G. de O. JUNIOR; José M.A. de MENDONÇA. Perfil Sensorial de café de cultivares de Coffea arabica L. sob diferentes processamentos pós-colheita em muzambinho/MG, 15ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS, v. 15 n. 1, p. 3, jun 2023
BRAVIN, N. P. Caracterização sensorial dos cafés da região das matas de Minas selecionados em concurso de qualidade. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Nacional do Café
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.