CONDOMÍNIOS RURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA RURBANIZAÇÃO EM VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
Palavras-chave:
Rurbanização, imóveis Rurbanos, Condomínios ruraisResumo
O desenfreado crescimento urbano, a verticalização das cidades e a evidente diminuição da qualidade de vida vem fazendo com que cada vez mais, a população mais abastarda procure, em imóveis rurais, uma maior tranquilidade e qualidade de vida. Surge assim o conceito de rurbanismo, um processo de desenvolvimento socioeconômico que combina valores e estilos de vida rurais com urbanos. O presente estudo buscou analisar o processo de rurbanismos no entorno do município de Vitória da Conquista – Bahia por meio de entrevistas com 16 moradores de imoveis rurbanos. Evidenciaram-se características rurbanas, tais como empreendimentos com baixa densidade populacional, alta renda dos proprietários, fora do perímetro urbano e com baixa presença de equipamentos coletivos.
Downloads
Referências
ARRAIS, T. A. A produção do lazer para a metrópole e os condomínios de chácaras. Mercator, Fortaleza, v. 14, n. 4, Número Especial, p. 123-136, dez. 2015.
COELHO, M. S. Uma rurbanização nos confrontes da Meruca ?. Revista da Casa da Geografia de Sobral, ano 1, n1, 1999, pp 15-28.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e estados: Vitória da Conquista. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba/vitoria-da-conquista.html.
FREYRE, G. Rurbanização: que é?. Editora Massangana, 1982.
KLAFKE, K.; ORTIGOZA, S. A. G. Um estudo de caso sobre a rurbanização em pequena cidade: Ipeúna (SP). Edições UESB, 2014.
SILVA, J. G. O novo rural brasileiro. Campinas–SP. UNICAMP, IE, 2002. 2 Ed.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Nacional do Café
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.