Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Relevância ao tema central do Evento e relacionar-se ao eixo temático escolhido.
  • Adequação do título.
  • Relevância, atualidade e natureza inovadora.
  • Adequação conceitual e metodológica para o alcance dos objetivos e dos resultados.
  • A redação deve seguir a norma culta da língua portuguesa, de maneira clara, coerente e concisa.
  • Organização, capacidade de síntese e clareza de exposição.
  • O resumo irá passar pela verificação de similaridade.

Diretrizes para Autores

1. INFORMAÇÕES GERAIS
A Comissão Científica receberá submissões de trabalhos científicos a partir do dia 09 de setembro até às 23h59min do dia 13 de outubro de 2024.
Os resumos poderão ter no máximo seis autores, incluindo o(a) relator(a) e um(a) professor(a) orientador(a) vinculado(a) a uma Instituição de Ensino Superior que será responsável pela pesquisa, quando se tratar de trabalho produzido por discente de curso de graduação.
Os trabalhos serão apresentados na forma de comunicação oral, podendo ser inscritos até dois trabalhos por relator(a), sem limites para participar de outros trabalhos na condição de coautoria.
Os resumos serão avaliados por uma comissão científica previamente formada por docentes/pesquisadores com expertise na área.
 
2. SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
Para a submissão dos resumos é necessário que o(a) relator(a) esteja inscrito(a) no evento e no sistema OJS. O processo será realizado em duas etapas:
 
2ª etapa: Cadastro do(a) relator(a) e submissão do resumo através desta página.
- O(A) relator(a) será o responsável pelas informações cadastradas no sistema.

- O resumo e as informações dos(as) autores(as), após o envio não poderá sofrer alterações, revise o documento e sistema, antes de enviá-lo.

3. MODALIDADES E EIXOS TEMÁTICOS
Serão aceitos resumos expandidos nas seguintes modalidades: trabalhos originais, relatos de experiência e revisão de literatura.

    

Importante: Os trabalhos na modalidade relato de experiência não precisarão do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), desde que não tenham dados de participantes e/ou instituições quaisquer, respeitando-se a Resolução 674/2022 do Conselho Nacional de Saúde.

Os trabalhos científicos contemplarão as seguintes áreas temáticas:

Eixo Temático 1: A saúde coletiva no enfrentamento da violência
Violação dos direitos humanos, justiça restaurativa, comunicação não-violenta, promoção da cultura de paz, racismo, interseccionalidade e violências, violência doméstica, violência intrafamiliar contra crianças, adolescentes e jovens, mulher, adulto, idoso, pessoa com deficiência e população LGBTQIAPN+, população em situação de rua, negligência, violência física, psicológica, sexual, patrimonial, assédio, violência de gênero, violência institucional, violência na escola, bullying, violência no trabalho, violência ocupacional, violência por causas externas, violência autoinfligida, violência cibernética, violência obstétrica, violência no namoro, masculinidades, ações de promoção e prevenção da violência, o papel da rede de enfrentamento e de atendimento à violência, uso de álcool e outras drogas no contexto da violência.

Eixo Temático 2: As práticas de cuidado no contexto do Sistema Único de Saúde
Políticas de Saúde, Planejamento e Gestão em Saúde, Modelos assistenciais, Atenção à Saúde de Grupos Populacionais, Acesso aos serviços de saúde, Rede de Atenção à Saúde, Políticas de Proteção Social, Práticas de cuidado, Processo de Morrer e Morte, Cuidados Paliativos, Luto.


4. FORMATO DOS RESUMOS
Os resumos expandidos deverão ser escritos em português, conforme as seguintes especificações:
Seções: (Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Descritores e Referências).
Papel: A4 (297 mm de altura e 210 mm de largura).
Letra: fonte Times New Roman, tamanho 12 no corpo do texto, espaço simples entrelinhas, com espaço entre parágrafos nas seções (Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Descritores e Referências). 
Margens: (3 cm – superior/esquerda e 2 cm – inferior/direita).
Título: no máximo 15 palavras.
Autores(as): apresentar nome(s) e sobrenome(s), sendo o primeiro o relator e o último o
orientador. Descrever a categoria profissional, maior titulação e vinculação institucional e e-mail de todos os autores.
Exemplo:
__________
1Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Jequié. Bolsista de Iniciação Científica da UESB. E-mail: xxxxxxxxxxxxx
2Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UESB. E-mail: xxxxxxxxxxxxx
● Resumo Expandido (Trabalho Original e Revisão de Literatura – integrativa, de escopo e narrativa): deverá ser estruturado destacando-se em negrito a Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Descritores e Referências.
● Resumo Expandido (Relato de Experiência): deverá ser estruturado destacando-se em negrito a Introdução, Objetivo, Descrição da Experiência, Repercussões, Considerações Finais, Descritores e Referências.
O texto deverá conter no mínimo 1000 e no máximo 1500 palavras (da Introdução às Considerações Finais), embasando-se nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Para os trabalhos originais inserir no item “Métodos” o número do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
Os descritores deverão constar após as conclusões (no mínimo três e no máximo cinco) e devem ser consultados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) (http://decs.bvs.br).
O eixo temático deverá ser inserido após os descritores.
As citações deverão estar de acordo com as Normas da ABNT 10520:2023, entretanto, a citação deverá permitir sua correlação apenas na lista de referências. Por sua vez, as referências deverão estar de acordo com as Normas da ABNT 6023:2018, no mínimo cinco e no máximo 10.
Observar o modelo do resumo na última página conforme as normas.

Assegurando a avaliação duplo-cega:
No intuito de assegurar a imparcialidade da avaliação, na submissão do resumo será garantido o anonimato dos(as) autores(as), mantendo a lisura do processo avaliativo.
Os trabalhos serão avaliados(as) por docentes/pesquisadoras(es) com expertise na área.

Critérios para Avaliação dos trabalhos:
● Relevância ao tema central do Evento e relacionar-se ao eixo temático escolhido;
● Adequação do título;
● Relevância, atualidade e natureza inovadora;
● Adequação conceitual e metodológica para o alcance dos objetivos e dos resultados;
● A redação deve seguir a norma culta da língua portuguesa, de maneira clara,
coerente e concisa;
● Organização, capacidade de síntese e clareza de exposição;
● O resumo irá passar pela verificação de similaridade.


5. RESULTADOS DOS TRABALHOS APROVADOS
O parecer final da avaliação dos resumos aprovados será enviado pelo sistema para o e- mail do(a) relator(a) responsável pela submissão até o dia 28 de outubro de 2024.
Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão apresentados on-line, na modalidade comunicação oral através do google meet no dia 05 de novembro de 2024 (14 às 18 horas) e no dia 06 de novembro de 2024 (14 às 18 horas), com a presença de no mínimo um(a) avaliador(a) que atuará como parecerista do trabalho.


6. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Os resumos aprovados serão apresentados on-line sob a forma de comunicação oral, no dia 05 de novembro de 2024 (14 às 18 horas) e no dia 06 de novembro de 2024 (14 às 18 horas), conforme relação de trabalhos divulgada previamente pela Comissão Científica.
A apresentação deverá ser elaborada em slides com texto legível (no máximo seis slides), contemplando:
● Resumo Expandido (Pesquisa Original e Revisão de Literatura – integrativa, de escopo e narrativa): INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MÉTODOS, RESULTADOS e DISCUSSÃO, CONCLUSÕES, REFERÊNCIAS.
● Resumo Expandido (Relato de Experiência): INTRODUÇÃO, OBJETIVO, DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA, REPERCUSSÕES, CONSIDERAÇÕES FINAIS, REFERÊNCIAS.
Após a aprovação do resumo, será enviado o modelo padrão dos slides para o e-mail do(a) relator(a).
A confecção e a apresentação dos slides serão de inteira responsabilidade do(a) relator(a).
O link da reunião será disponibilizado na página do Even3 e será enviado para o e-mail do(a) relator(a).
Cada relator(a) deverá entrar 10 minutos antes do início das apresentações da sala (13h50 min).
O(A) relator(a) deverá permanecer on-line na sala virtual no horário determinado no e-mail, com seu microfone desligado, aguardando os(as) avaliadores(as) solicitarem o início da sua apresentação. Terá até 10 minutos para apresentação permanecendo na sala virtual, pois ao final de todas as apresentações o(a) avaliador(a) terá até 30 minutos de debate e considerações sobre os trabalhos.
Após a aprovação dos trabalhos serão disponibilizados os links das salas de apresentação e as pessoas inscritas deverão participar como ouvintes, escolhendo uma única sala, com assinatura da lista de frequência como requisito necessário ao cômputo da carga horária do evento. Os microfones deverão permanecer desligados para apreciação da apresentação, não podendo haver interferência dos(as) ouvintes.

Após a apresentação dos trabalhos a sala será encerrada.

NOTA TÉCNICA
A Comissão Científica somente irá avaliar os resumos/trabalhos que estiverem dentro das normas.
Todo trabalho após submetido à comissão não poderá sofrer alteração. Portanto, tenha atenção ao enviar o seu arquivo.


7. CERTIFICADOS E PUBLICAÇÕES
Será emitido apenas um certificado por trabalho apresentado, contendo o nome de todos os(as) autores(as).
Após apresentação de todos os trabalhos a comissão julgadora escolherá os três trabalhos mais relevantes que serão premiados (1º, 2º e 3º lugar), com posterior divulgação dos resultados e emissão de certificado.
Os trabalhos serão publicados nos Anais do Encontro de Violência Intrafamiliar (ISNN 2237-1877), disponibilizado nesta Página.

Eixo Temático 1: A saúde coletiva no enfrentamento da violência

Violação dos direitos humanos, justiça restaurativa, comunicação não-violenta, promoção da cultura de paz, racismo, interseccionalidade e violências, violência doméstica, violência intrafamiliar contra crianças, adolescentes e jovens, mulher, adulto, idoso, pessoa com deficiência e população LGBTQIAPN+, população em situação de rua, negligência, violência física, psicológica, sexual, patrimonial, assédio, violência de gênero, violência institucional, violência na escola, bullying, violência no trabalho, violência ocupacional, violência por causas externas, violência autoinfligida, violência cibernética, violência obstétrica, violência no namoro, masculinidades, ações de promoção e prevenção da violência, o papel da rede de enfrentamento e de atendimento à violência, uso de álcool e outras drogas no contexto da violência.

Eixo Temático 2: As práticas de cuidado no contexto do Sistema Único de Saúde

Políticas de Saúde, Planejamento e Gestão em Saúde, Modelos assistenciais, Atenção à Saúde de Grupos Populacionais, Acesso aos serviços de saúde, Rede de Atenção à Saúde, Políticas de Proteção Social, Práticas de cuidado, Processo de Morrer e Morte, Cuidados Paliativos, Luto.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.