Sobre a Revista

VI JORNADA UNIVERSITÁRIA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA - JURA

Reforma Agrária Popular e Projeto de País

 

A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) é um movimento que ocorre anualmente em diversos institutos e universidades do Brasil com objetivo de debater a importância da reforma agrária popular, bem como sua relação com a universidade. Compõe-se de reflexões científicas atuais e a defesa da luta dos movimentos sociais pela democracia e por políticas públicas de enfrentamento às desigualdades sociais. Em 2022, a UESB novamente faz em parceria com a UESC cuja interlocução interinstitucional está sob a reponsabilidade do Gepemdecc/UESB.
Nesse sentido, a VI JURA/UESB/UESC 2022 contou com várias atividades que retratam as inúmeras nuances que envolvem as comunidades negras, periféricas, campesinas, ribeirinhas, quilombolas, indígenas, caiçaras, povos das águas, da floresta, de comunidades tradicionais, movimentos sociais, LGBTQI+, mulheres, idosos, dentre outros. Há também uma preocupação com as discussões que circundam ações e reflexões sobre a crise ambiental forjada pela ação destrutiva do agronegócio, sendo o novo modelo de desenvolvimento capitalista de agricultura que representa a ofensiva do capital no campo brasileiro.
Os debates realizados nesta edição da JURA/UESB/UESC visam fortalecer a marcha em defesa das bandeiras de luta dos movimentos sociais supracitados, com a realização de ações que abrangem: palestra, mesa redonda, feira de livros, apresentação de trabalhos científicos (dissertações), místicas, ação solidária (doações de livros, alimentos e produtos de higiene).