EDUCAÇÃO DO CAMPO E A ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PINDAI-BAHIA: DEMANDAS E POLÍTICAS PÚBLICAS
Palavras-chave:
Educação do Campo, Escolarização, Políticas PúblicasResumo
Este estudo tem como objetivo analisar as atuais políticas públicas implantadas no município de Pindaí- Bahia caracterizando-as quanto ao atendimento das demandas apresentadas pelas comunidades campesinas nos seus processos de escolarização. Procurou saber que história marca o atendimento de escolarização destas comunidades no município supracitado e como estão sendo atendidas as demandas educativas dessas populações por meio das políticas públicas implantadas pelos sistemas de educação na atual conjuntura. Tendo em vista a realidade das escolas e a necessidade de melhorar a educação no campo, o trabalho teve como justificativa um olhar especial para esta modalidade de ensino devido a insuficiência no atendimento da educação no campo. Neste contexto, o estudo que é de cunho exploratório, tencionou buscar informações e esclarecimentos junto aos coordenadores pedagógicos, secretaria de educação, além de escutas com professores e funcionários da educação. O texto foi desenvolvido através de leituras bibliográficas, tecendo brevemente comentários a respeito das demandas da escolarização da comunidade camponesa e. A proposta almeja despertar um olhar sobre as melhorias e valorização das escolas do campo, buscando possibilidades de revisão dos currículos, no sentido de conseguir ajustamentos nos componentes curriculares destas escolas, oportunizando adaptações na prática pedagógica dos docentes, para adequá-las às atividades e necessidades dos alunos.
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Referências
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