EDUCAÇÃO DO CAMPO E A ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PINDAI-BAHIA: DEMANDAS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Luzia da Glória Soares Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais image/svg+xml

Palavras-chave:

Educação do Campo, Escolarização, Políticas Públicas

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as atuais políticas públicas implantadas no município de Pindaí- Bahia caracterizando-as quanto ao atendimento das demandas apresentadas pelas comunidades campesinas nos seus processos de escolarização. Procurou saber que história marca o atendimento de escolarização destas comunidades no município supracitado e como estão sendo atendidas as demandas educativas dessas populações por meio das políticas públicas implantadas pelos sistemas de educação na atual conjuntura. Tendo em vista a realidade das escolas e a necessidade de melhorar a educação no campo, o trabalho teve como justificativa um olhar especial para esta modalidade de ensino devido a insuficiência no atendimento da educação no campo. Neste contexto, o estudo que é de cunho exploratório, tencionou buscar informações e esclarecimentos junto aos coordenadores pedagógicos, secretaria de educação, além de escutas com professores e funcionários da educação. O texto foi desenvolvido através de leituras bibliográficas, tecendo brevemente comentários a respeito das demandas da escolarização da comunidade camponesa e. A proposta almeja despertar um olhar sobre as melhorias e valorização das escolas do campo, buscando possibilidades de revisão dos currículos, no sentido de conseguir ajustamentos nos componentes curriculares destas escolas, oportunizando adaptações na prática pedagógica dos docentes, para adequá-las às atividades e necessidades dos alunos. 

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Biografia do Autor

Luzia da Glória Soares, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Pós Graduanda - Lato sensu Práticas Pedagógicas, Grupo de Pesquisa-GEPENDECC; E_mail-glorinhasoares12@hotmail.com

Referências

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

SOARES, Luzia da Glória. EDUCAÇÃO DO CAMPO E A ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PINDAI-BAHIA: DEMANDAS E POLÍTICAS PÚBLICAS. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 15–19, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/573. Acesso em: 4 dez. 2024.