EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO MEIO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Emancipação, Políticas Públicas

Resumo

Falar sobre a Educação do Campo como meio de emancipação humana consiste considerar as Políticas Educacionais, suscitando uma reflexão sobre a qualidade de ensino que é oferecida para os alunos desse espaço educacional que ainda enfrentam diferentes desafios quanto à temática. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender se as políticas feitas para educação voltadas para as pessoas do campo estão sendo instrumento de emancipação humana, respeitando as necessidades culturais, sociais, políticas e econômicas da comunidade. Para atingir o objetivo, foi feita uma pesquisa bibliográfica em teóricos como Caldart (2009), Ramos e Moreira e Santos (2004) e Santos (2020) com abordagem quantitativa descritiva. A partir dessa pesquisa, espera-se contribuir para ampliar o debate sobre o papel das Políticas Educacionais no que diz respeito às pessoas do campo, proporcionando a todos envolvidos no ambiente em questão maior visibilidade ao tema e meios para vencer os possíveis problemas provenientes da condição sempre subjugada dessa parcela da sociedade em seus aspectos essenciais.

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Biografia do Autor

Marleide Mateus de Jesus, Instituto Federal de Educação

Graduada em Pedagogia e Matemática pela Universidade de Uberaba, Pós Graduada em: Administração Escolar, Supervisão e Orientação (UNIASSELVI), Pós graduanda em Educação, Científica e Cidadania (IFBaiano), ORCID: 0000-0002-8043-3257, e-mail:marleidenegra@hotmail.com

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

DE JESUS, Marleide Mateus. EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO MEIO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 20–26, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/574. Acesso em: 19 set. 2024.