EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO MEIO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Emancipação, Políticas Públicas

Resumo

Falar sobre a Educação do Campo como meio de emancipação humana consiste considerar as Políticas Educacionais, suscitando uma reflexão sobre a qualidade de ensino que é oferecida para os alunos desse espaço educacional que ainda enfrentam diferentes desafios quanto à temática. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender se as políticas feitas para educação voltadas para as pessoas do campo estão sendo instrumento de emancipação humana, respeitando as necessidades culturais, sociais, políticas e econômicas da comunidade. Para atingir o objetivo, foi feita uma pesquisa bibliográfica em teóricos como Caldart (2009), Ramos e Moreira e Santos (2004) e Santos (2020) com abordagem quantitativa descritiva. A partir dessa pesquisa, espera-se contribuir para ampliar o debate sobre o papel das Políticas Educacionais no que diz respeito às pessoas do campo, proporcionando a todos envolvidos no ambiente em questão maior visibilidade ao tema e meios para vencer os possíveis problemas provenientes da condição sempre subjugada dessa parcela da sociedade em seus aspectos essenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marleide Mateus de Jesus, Instituto Federal de Educação

Graduada em Pedagogia e Matemática pela Universidade de Uberaba, Pós Graduada em: Administração Escolar, Supervisão e Orientação (UNIASSELVI), Pós graduanda em Educação, Científica e Cidadania (IFBaiano), ORCID: 0000-0002-8043-3257, e-mail:marleidenegra@hotmail.com

Referências

AGUIAR, Márcia Ângela da Silva. Relato da Resistência à instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declarações devoto In: AGUIAR, Márcia Ângela da Silva; DOURADO, Luiz Fernandes (Org.) A BNCC na contra mão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018, p.822.

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo. Editora Atlas S/A, 1999.

ARROYO, Miguel G. A educação básica e o movimento social do campo. Por Uma Educação do Campo, org. Arroyo, Miguel G. etal, Petrópolis RJ: Vozes,2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão- SECADI. Educação do Campo: marcos normativos/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Brasília: SECADI,2012.BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica Resolução nº 1, de 3 de abril de 2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323cretarias112877938/orgaos-vinculados-82187207/13200-resolucao-ceb-2002 Acesso em: 04/09/21.

CALDART, R. S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso 009 Disponível em https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/abstract/?lang=pt Acesso em: 06/09/21.

CASSIN, Marcos; BEZERRA, Luiz. Número de escolas no campo diminui drasticamente no Brasil. Disponível em: http://www.fai.ufscar.br/noticia/numero-de-escolas-no-campo-diminui-drasticamente-no-brasil.html. Acessoem:07/09/21.

MARQUES. Tatyanne Gomes. Um pé na roça - outro na universidade: experiências de acesso e permanência de jovens mulheres da roça na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 2019. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOSPFV2/1/tetatyanneimpress_o_.pdf. Acesso em 07/09/21

RAMOS, Marise Nogueira; MOREIRA, Telma Maria; SANTOS, Clarice Aparecida. Referências para uma política nacional de educação do campo: caderno de subsídios Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, 2004.

SANTOS, Arlete Ramos dos. e a burocracia estatal: negação e consenso.2013.384 p. Tese (Doutorado em Educação).Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, 2013 Disponível em http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/tccs-dissertacoes-e-teses/tese/ocupar-resistir-e-produzir-tambem-na-educacao-o.pdf/view. Acesso: 06/09/21.

SANTOS, Arlete Ramos dos; NUNES, Cláudio Pinto. Reflexões sobre Políticas Públicas Educacionais para o Campo no contexto brasileiro. Editora Edufba: Salvador Ba.2020.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

DE JESUS, Marleide Mateus. EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO MEIO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 20–26, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/574. Acesso em: 22 dez. 2024.