EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO MEIO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA
Palavras-chave:
Educação do Campo, Emancipação, Políticas PúblicasResumo
Falar sobre a Educação do Campo como meio de emancipação humana consiste considerar as Políticas Educacionais, suscitando uma reflexão sobre a qualidade de ensino que é oferecida para os alunos desse espaço educacional que ainda enfrentam diferentes desafios quanto à temática. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender se as políticas feitas para educação voltadas para as pessoas do campo estão sendo instrumento de emancipação humana, respeitando as necessidades culturais, sociais, políticas e econômicas da comunidade. Para atingir o objetivo, foi feita uma pesquisa bibliográfica em teóricos como Caldart (2009), Ramos e Moreira e Santos (2004) e Santos (2020) com abordagem quantitativa descritiva. A partir dessa pesquisa, espera-se contribuir para ampliar o debate sobre o papel das Políticas Educacionais no que diz respeito às pessoas do campo, proporcionando a todos envolvidos no ambiente em questão maior visibilidade ao tema e meios para vencer os possíveis problemas provenientes da condição sempre subjugada dessa parcela da sociedade em seus aspectos essenciais.
Downloads
Referências
AGUIAR, Márcia Ângela da Silva. Relato da Resistência à instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declarações devoto In: AGUIAR, Márcia Ângela da Silva; DOURADO, Luiz Fernandes (Org.) A BNCC na contra mão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018, p.822.
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo. Editora Atlas S/A, 1999.
ARROYO, Miguel G. A educação básica e o movimento social do campo. Por Uma Educação do Campo, org. Arroyo, Miguel G. etal, Petrópolis RJ: Vozes,2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão- SECADI. Educação do Campo: marcos normativos/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Brasília: SECADI,2012.BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica Resolução nº 1, de 3 de abril de 2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323cretarias112877938/orgaos-vinculados-82187207/13200-resolucao-ceb-2002 Acesso em: 04/09/21.
CALDART, R. S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso 009 Disponível em https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/abstract/?lang=pt Acesso em: 06/09/21.
CASSIN, Marcos; BEZERRA, Luiz. Número de escolas no campo diminui drasticamente no Brasil. Disponível em: http://www.fai.ufscar.br/noticia/numero-de-escolas-no-campo-diminui-drasticamente-no-brasil.html. Acessoem:07/09/21.
MARQUES. Tatyanne Gomes. Um pé na roça - outro na universidade: experiências de acesso e permanência de jovens mulheres da roça na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 2019. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOSPFV2/1/tetatyanneimpress_o_.pdf. Acesso em 07/09/21
RAMOS, Marise Nogueira; MOREIRA, Telma Maria; SANTOS, Clarice Aparecida. Referências para uma política nacional de educação do campo: caderno de subsídios Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, 2004.
SANTOS, Arlete Ramos dos. e a burocracia estatal: negação e consenso.2013.384 p. Tese (Doutorado em Educação).Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, 2013 Disponível em http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/tccs-dissertacoes-e-teses/tese/ocupar-resistir-e-produzir-tambem-na-educacao-o.pdf/view. Acesso: 06/09/21.
SANTOS, Arlete Ramos dos; NUNES, Cláudio Pinto. Reflexões sobre Políticas Públicas Educacionais para o Campo no contexto brasileiro. Editora Edufba: Salvador Ba.2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.