CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE PROFESSORES

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Educação do Campo, Escola do Campo

Resumo

O presente trabalho socializa uma pesquisa desenvolvida no município de Serra do Ramalho e teve como objetivo analisar a visão dos professores sobre currículo e a escola do campo. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo, por meio de encontros formativos, fazendo uso de princípios da pesquisa-ação, com 18 professores de uma escola do município de Serra do Ramalho. O trabalho fundamenta em Costa (2005), Arroyo (2013), Moreira e Candau (2008), dentre outros. Ao fazer a discussão sobre currículo enquanto lugar que circula as narrativas, os processos de subjetivação, a socialização dirigida e controlada, percebemos que a discussão sobre currículo não perpassou a formação dos professores, algo que compromete o fortalecimento da Educação do Campo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odair Ledo Neves, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da cidade GEPEMDECC. Professor da rede municipal de ensino de Serra do Ramalho-BA. E-mail: odairln@yahoo.com.br      

Romário Pereira de Carvalho, Southwest Bahia State University

Mestrando em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal Baiano (IFBAIANO). Membro do Grupo de Estudos Etnicidades, Relações Raciais. Professor da rede municipal de ensinode Ruy Barbosa. E-mail: romariouneb@hotmail.com

Jean Carlos Ferreira Dourado, Universidade do Estado da Bahia

Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Professor da rede municipal de ensino de Serra do Ramalho-BA. E-mail: jeanserra79@yahoo.com.br

Referências

ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos. Educação do campo e a formação de professores: construção de uma política educacional para o campo brasileiro. Ci. &Tróp., Recife, v. 34, n. 2, p. 207-226, 2010.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.COSTA, Marisa Vorraber. Currículo e política cultural. In: COSTA, Marisa Vorraber (org). O currículo nos limiares do contemporâneo. 4 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

FONTANA, Maria Iolanda; SILVA, Eliane de Souza; KARACHENSKI, Ineis Bernadete. A identidade e cultura dos sujeitos do campo no currículo escolar. XI Congresso Nacional de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, de 23 a 26/9/2013.

MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

NEVES, Odair Ledo; DE CARVALHO, Romário Pereira; DOURADO, Jean Carlos Ferreira. CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE PROFESSORES. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 27–33, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/575. Acesso em: 4 dez. 2024.