CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Currículo, Educação do Campo, Escola do CampoResumo
O presente trabalho socializa uma pesquisa desenvolvida no município de Serra do Ramalho e teve como objetivo analisar a visão dos professores sobre currículo e a escola do campo. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo, por meio de encontros formativos, fazendo uso de princípios da pesquisa-ação, com 18 professores de uma escola do município de Serra do Ramalho. O trabalho fundamenta em Costa (2005), Arroyo (2013), Moreira e Candau (2008), dentre outros. Ao fazer a discussão sobre currículo enquanto lugar que circula as narrativas, os processos de subjetivação, a socialização dirigida e controlada, percebemos que a discussão sobre currículo não perpassou a formação dos professores, algo que compromete o fortalecimento da Educação do Campo.
Downloads
Referências
ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos. Educação do campo e a formação de professores: construção de uma política educacional para o campo brasileiro. Ci. &Tróp., Recife, v. 34, n. 2, p. 207-226, 2010.
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.COSTA, Marisa Vorraber. Currículo e política cultural. In: COSTA, Marisa Vorraber (org). O currículo nos limiares do contemporâneo. 4 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
FONTANA, Maria Iolanda; SILVA, Eliane de Souza; KARACHENSKI, Ineis Bernadete. A identidade e cultura dos sujeitos do campo no currículo escolar. XI Congresso Nacional de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, de 23 a 26/9/2013.
MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.