MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO, PERSPECTIVA INDÍGENA
Palavras-chave:
Educação, Campo, IndígenaResumo
O presente trabalho se propõe a analisar a Educação do Campo, numa perspectiva indígena, fazendo uma reflexão acerca dos avanços e desafios enfrentados pelos primeiros habitantes do Brasil. Partimos do entendimento de que falar da questão Indígena é reconhecer a nossa formação, portanto, buscar o processo histórico nos dá embasamento para refletir sobre a temática em questão. Assim, a fundamentação teórica foi baseada nos autores: (CAMPOS, 2004) (SAVIANI, 2011), (CAVALCANTE, 2009) e nos principais documentos como: (CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988), (Lei 11.645, de 20 de março de 2008), (Lei 11.645/88). Utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, em que foi possível compreender que os movimentos sociais ao longo dos anos têm travado grandes batalhas para que a educação do campo tivesse visibilidade pelo poder público. No entanto, as políticas públicas na área da educação para esse público, tem sido insuficiente para garantir a organização social e a subsistência da população do campo e indígena. Todavia, não podemos negar os avanços aos direitos políticos dessas modalidades ao longo da história, mas há muito para se fazer.
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Referências
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