EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Palavras-chave:
EJA, Projovem Campo Saberes da Terra, Turma Chico MendesResumo
O presente artigo faz uma análise do Projovem Campo Saberes da Terra, da Escola Municipal Zumbi dos Palmares no município de Poço Redondo/SE. Para tanto, fizemos uso de uma abordagem qualitativa de pesquisa e, por meio da pesquisa de campo, colhemos relatos e produções dos estudantes da referida turma. Por meio do estudo, foi possível compreender o perfil do grupo de educandos. O perfil da comunidade em que está inserida a turma, Projeto de Assentamento Jacaré Curituba, em seus diversos aspectos históricos, geográficos, social e cultural trabalhados pela turma de educandos orientados pelo grupo de educadores. O processo de aprendizagem, da turma Chico Mendes se deu de forma coerente, com dificuldades, mas os processos nos mostram ser possível um trabalho a partir da realidade da comunidade, em que a aprendizagem acontece de forma contextualizada.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: SECAD; RAAAB. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: Unesco, MEC, RAAAB, 2005.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96.
JESUS, Gidelmo Santos de. A Luta Pela Terra e a Consolidação do MST no Município de Poço Redondo/SE 1996/2000-Trabalho de Conclusão do curso de Licenciatura em História apresentado ao Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba em Maio de 2008.
MEC, Ministério da Educação. Percurso Formativo. Pro Jovem Campo Saberes da Terra. Brasília DF, 2008.SEED, Secretaria de Estado da Educação. Projeto Pedagógico Pro Jovem Campo Saberes da Terra. Aracaju SE, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.