EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

Autores

Palavras-chave:

EJA, Projovem Campo Saberes da Terra, Turma Chico Mendes

Resumo

O presente artigo faz uma análise do Projovem Campo Saberes da Terra, da Escola Municipal Zumbi dos Palmares no município de Poço Redondo/SE. Para tanto, fizemos uso de uma abordagem qualitativa de pesquisa e, por meio da pesquisa de campo, colhemos relatos e produções dos estudantes da referida turma. Por meio do estudo, foi possível compreender o perfil do grupo de educandos. O perfil da comunidade em que está inserida a turma, Projeto de Assentamento Jacaré Curituba, em seus diversos aspectos históricos, geográficos, social e cultural trabalhados pela turma de educandos orientados pelo grupo de educadores. O processo de aprendizagem, da turma Chico Mendes se deu de forma coerente, com dificuldades, mas os processos nos mostram ser possível um trabalho a partir da realidade da comunidade, em que a aprendizagem acontece de forma contextualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gidelmo Santos de Jesus, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Educador da Rede Municipal de Ensino de Delmiro Gouveia/AL. Email: gsjmst@yahoo.com.br

Romário Pereira de Carvalho, Southwest Bahia State University

Mestrando em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal Baiano (IFBAIANO). Membro do Grupo de Estudos Etnicidades, Relações Raciais. Professor da rede municipal de ensino de Ruy Barbosa. E-mail: romariouneb@hotmail.com

Jean Carlos Ferreira Dourado, Universidade do Estado da Bahia

Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Professor da rede municipal de ensino de Serra do Ramalho-BA. E-mail: jeanserra79@yahoo.com.br

Odair Ledo Neves, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da cidade GEPEMDECC. Professor da rede municipal de ensino de Serra do Ramalho-BA. E-mail: odairln@yahoo.com.br

Referências

ARROYO, Miguel. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: SECAD; RAAAB. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: Unesco, MEC, RAAAB, 2005.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96.

JESUS, Gidelmo Santos de. A Luta Pela Terra e a Consolidação do MST no Município de Poço Redondo/SE 1996/2000-Trabalho de Conclusão do curso de Licenciatura em História apresentado ao Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba em Maio de 2008.

MEC, Ministério da Educação. Percurso Formativo. Pro Jovem Campo Saberes da Terra. Brasília DF, 2008.SEED, Secretaria de Estado da Educação. Projeto Pedagógico Pro Jovem Campo Saberes da Terra. Aracaju SE, 2008.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

DE JESUS, Gidelmo Santos; PEREIRA DE CARVALHO, Romário; FERREIRA DOURADO, Jean Carlos; LEDO NEVES, Odair. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 40–46, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/577. Acesso em: 22 dez. 2024.