ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO/NO CAMPO DE SERRA DO RAMALHO-BA

Autores

Palavras-chave:

EJA. Trabalho pedagógico. Serra do Ramalho, EJA, Trabalho pedagógico, Serra do Ramalho

Resumo

O presente artigo faz parte de uma pesquisa em andamento e tem como objetivo analisar como a educação de jovens e adultos está estruturada no município de Serra do Ramalho-BA. Para tanto, recorremos a documentos que versam sobre a EJA no município, principalmente, o referencial curricular e proposta pedagógica, no sentido de compreender como a modalidade aparece estruturada. O artigo evidência que a Educação de Jovens e Adultos tem conseguido chegar a grande parte do município e assegurando o direito de jovens e adultos do campo, respeitando a diversidade social, econômica e cultural dos sujeitos e o ensino na EJA é desenvolvido por estagiários em processo de formação inicial, que viabiliza a educação de jovens e adultos e assegura a formação de futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odair Ledo Neves, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da cidade GEPEMDECC. Professor da rede municipal de ensino de Serra do Ramalho-BA. E-mail: odairln@yahoo.com.br

Romário Pereira de Carvalho, Southwest Bahia State University

Mestrando em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal Baiano (IFBAIANO). Membro do Grupo de Estudos Etnicidades, Relações Raciais. Professor da rede municipal de ensino de Ruy Barbosa. E-mail: romariouneb@hotmail.com

Jean Carlos Ferreira Dourado, Universidade do Estado da Bahia

Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Professor da rede municipal de ensino de Serra do Ramalho-BA. E-mail: jeanserra79@yahoo.com.br

Referências

ARAÚJO, Maria Nalva Rodrigues de. Educação de Jovens e Adultos. In: KOLLING, Edgar Jorge, CERIOLI, Paulo Ricardo, CALDART, Roseli Salete (Orgs). Educação doCampo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo, 2002.

ARROYO, Miguel. A Educação de Jovens e Adultos em Tempos de Exclusão. In.: BRASILIA. Construção coletiva: Contribuições à educação de jovens adultos. -2.ed.-Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005.

ARROYO, Miguel. A educação de Jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In.: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (org). Diálogo na educação de jovens e adultos. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização Diversidade. Cadernos da EJA. Trabalhando com a Educação de jovens e adultos. Alunas e alunos da EJA. Brasília: MEC-Secad, 2006.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. DURANTE, Marta. Alfabetização de adultos: leitura e produção de textos. Porto Alegre: Grupo A, 1998.

ESTRELA, Ely Souza. Três felicidades e um desengano: a experiência dos beraderos de Sobradinho em Serra do Ramalho BA. 2004. Doutorado em História. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Salvador.

HADDAD, Sérgio; PIERRO, Maria Clara Di. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação. Mai/Jun/Jul/Ago, n° 14, 2000.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

NEVES, Odair Ledo; PEREIRA DE CARVALHO, Romário; FERREIRA DOURADO, Jean Carlos. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO/NO CAMPO DE SERRA DO RAMALHO-BA. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 47–52, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/578. Acesso em: 22 dez. 2024.