IMPACTOS DA DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE NOS ANOS INICIAIS DOENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DO CAMPO: UM RESUMO EXPANDIDO
Palavras-chave:
Distorção Idade-Série, Educação do Campo, Políticas PúblicasResumo
O presente resumo apresenta a pesquisa realizada por Valéria Prazeres dos Santos, intitulada: A distorção Idade-série nas escolas do campo: um estudo sobre os anos iniciais do ensino fundamental no município de Nazaré-BA, que foi desenvolvida na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Para isso será utilizada uma metodologia de caráter descritivo, de natureza qualitativa e se fundamentará em procedimentos metodológicos de análise de conteúdo. Para análise dos dados, a pesquisa de Santos (2019) foi fundamentada no Materialismo Histórico Dialético a partir de uma abordagem de cunho tanto qualitativa, quanto quantitativa. Utilizou pesquisa bibliográfica e documental, além de realizar questionários e entrevistas com sujeitos que contribuíram com a pesquisa. Os resultados demonstraram que o modelo de educação oferecido aos povos do campo no município está distante de atender os valores preconizados na Educação do Campo, uma vez que os programas criados com o objetivo de combater a DIS e as políticas de avaliação, apesar de demonstrarem a diminuição dos índices de DIS, não corroboram significativamente no aumento da aprendizagem dos estudantes.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez. A Escola do Campo e as Pesquisas do Campo: Metas. In: MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Educação do Campo e Pesquisa Questões para Reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário. 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil, [1977] 2016.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2017.
SANTOS, Valéria Prazeres dos. A Distorção Idade-Série nas escolas do campo: um estudo sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Nazaré-Ba. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Santa, Ilhéus BA: UESC, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.