IMPACTOS DA DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE NOS ANOS INICIAIS DOENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DO CAMPO: UM RESUMO EXPANDIDO

Autores

  • Euza Souza Sampaio Silva Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Jaqueline Braga Morais Cajaiba Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Distorção Idade-Série, Educação do Campo, Políticas Públicas

Resumo

O presente resumo apresenta a pesquisa realizada por Valéria Prazeres dos Santos, intitulada: A distorção Idade-série nas escolas do campo: um estudo sobre os anos iniciais do ensino fundamental no município de Nazaré-BA, que foi desenvolvida na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Para isso será utilizada uma metodologia de caráter descritivo, de natureza qualitativa e se fundamentará em procedimentos metodológicos de análise de conteúdo. Para análise dos dados, a pesquisa de Santos (2019) foi fundamentada no Materialismo Histórico Dialético a partir de uma abordagem de cunho tanto qualitativa, quanto quantitativa. Utilizou pesquisa bibliográfica e documental, além de realizar questionários e entrevistas com sujeitos que contribuíram com a pesquisa. Os resultados demonstraram que o modelo de educação oferecido aos povos do campo no município está distante de atender os valores preconizados na Educação do Campo, uma vez que os programas criados com o objetivo de combater a DIS e as políticas de avaliação, apesar de demonstrarem a diminuição dos índices de DIS, não corroboram significativamente no aumento da aprendizagem dos estudantes. 

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Biografia do Autor

Euza Souza Sampaio Silva, Southwest Bahia State University

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação PPGED, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia Paulista, Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Escola deEngenharia e Agrimensura, Pedagoga pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB),professora de EducaçãoInfantil na Escola Municipal Idalina Avelina de Castro, em Correntina BA, Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da cidade GEPEMDECC- UESB. E-mail: euza.sampaio@hotmail.com

Jaqueline Braga Morais Cajaiba, Southwest Bahia State University

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação PPGED, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, Bacharela em Psicologia (FTC), Especialista em Psicologia da Educação (FJT) e em Gestão em Saúde Pública (UESC). Graduanda em Letras Vernáculas (UESC) Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da cidade GEPEMDECC- UESB, coordenadora do FORMACAMPO. E-mail: jaqueline.braga.psi@gmail.com

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. A Escola do Campo e as Pesquisas do Campo: Metas. In: MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Educação do Campo e Pesquisa Questões para Reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário. 2006.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil, [1977] 2016.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2017.

SANTOS, Valéria Prazeres dos. A Distorção Idade-Série nas escolas do campo: um estudo sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Nazaré-Ba. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Santa, Ilhéus BA: UESC, 2019.

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

SILVA, Euza Souza Sampaio; CAJAIBA, Jaqueline Braga Morais. IMPACTOS DA DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE NOS ANOS INICIAIS DOENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DO CAMPO: UM RESUMO EXPANDIDO. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 53–58, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/580. Acesso em: 4 dez. 2024.