RESUMO EXPANDIDO DE DISSERTAÇÃO INTITULADA “AGROECOLOGIA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE ESCOLAS DO CAMPO EM ASSENTAMENTOS DO MST NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SUDOESTE BAIANO”

Autores

Palavras-chave:

Educação do campo, Agroecologia, Ambiente escolar

Resumo

Este estudo é o recorte de uma pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação UESB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB. A investigação teve por objetivo a interlocução entre a Agroecologia e a Educação do Campo no Projeto Político Pedagógico de escolas situadas em assentamentos do MST. Tendo como solo, pesquisadas 4 escolas localizadas em assentamentos de três municípios que fazem parte do Território de Identidade do Sudoeste Baiano, sendo elas, Vitória da Conquista, Barra do Choça e Ribeirão do Largo. Neste sentido, buscou-se analisar se os princípios da agroecologia estão inseridos no PPP das escolas pesquisadas. Os dados apresentados mostram que, como gênese da história, a violência atua de todas as formas possíveis na tentativa de coibir movimento emancipatório da Educação do Campo aliada à agroecologia, prejudicando a construção de PPPs que utilizam a agroecologia como ferramenta de resistência e luta pelo avanço do modo de produção capitalista.

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Biografia do Autor

Juliana Barbosa da Silva, Southwest Bahia State University

Universidade Estadual do Sudoeste Brasil-UESB Aluna especial no Programa de Pós-Graduação- PPGED, e-mail: juanviana2010@hotmail.com

Maisa Rose Serra de Almeida, Southwest Bahia State University

Universidade Estadual do Sudoeste Brasil- UESB Aluna especial no Programa de Pós-Graduação- PPGED e-mail: maysaserra2@gmail.com

Valéria Souza Lima Brito, Southwest Bahia State University

Universidade Estadual do Sudoeste, Brasil-UESB Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação- PPGED Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da Cidade GEPEMDECC, e-mail: britovaleriaslima@gmail.com

Referências

CASTRO, Ricardo Alexandre. A agroecologia e a educação do campo no projeto político pedagógico de escolas do campo em assentamentos do MST no território de identidade do Sudoeste Baiano. / Ricardo Alexandre Castro, 2022. 247f.

Kosik, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1969.

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

DA SILVA, Juliana Barbosa; DE ALMEIDA, Maisa Rose Serra; BRITO, Valéria Souza Lima. RESUMO EXPANDIDO DE DISSERTAÇÃO INTITULADA “AGROECOLOGIA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE ESCOLAS DO CAMPO EM ASSENTAMENTOS DO MST NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SUDOESTE BAIANO”. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 64–69, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/588. Acesso em: 4 dez. 2024.