RESUMO EXPANDIDO DE DISSERTAÇÃO INTITULADA “AGROECOLOGIA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE ESCOLAS DO CAMPO EM ASSENTAMENTOS DO MST NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SUDOESTE BAIANO”
Palavras-chave:
Educação do campo, Agroecologia, Ambiente escolarResumo
Este estudo é o recorte de uma pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação UESB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB. A investigação teve por objetivo a interlocução entre a Agroecologia e a Educação do Campo no Projeto Político Pedagógico de escolas situadas em assentamentos do MST. Tendo como solo, pesquisadas 4 escolas localizadas em assentamentos de três municípios que fazem parte do Território de Identidade do Sudoeste Baiano, sendo elas, Vitória da Conquista, Barra do Choça e Ribeirão do Largo. Neste sentido, buscou-se analisar se os princípios da agroecologia estão inseridos no PPP das escolas pesquisadas. Os dados apresentados mostram que, como gênese da história, a violência atua de todas as formas possíveis na tentativa de coibir movimento emancipatório da Educação do Campo aliada à agroecologia, prejudicando a construção de PPPs que utilizam a agroecologia como ferramenta de resistência e luta pelo avanço do modo de produção capitalista.
Downloads
Referências
CASTRO, Ricardo Alexandre. A agroecologia e a educação do campo no projeto político pedagógico de escolas do campo em assentamentos do MST no território de identidade do Sudoeste Baiano. / Ricardo Alexandre Castro, 2022. 247f.
Kosik, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1969.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.