EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Autores

Palavras-chave:

EJA, PPP, Escolas

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é voltada para estudantes que estão em atraso e esse processo percorre um caminho de muitos desafios. Pensando em contribuir no desenvolvimento dessa modalidade estudamos a temática Educação de Jovens e Adultos: Contribuições para o Projeto Político Pedagógico nas Escolas do Município de Vitória da Conquista, compreendendo como tais articulações podem interferir positivamente no processo de ensino e aprendizagem. Descrevendo possibilidades de uma educação mais inclusiva e diversificada que enxerga todo o público e pensa em um conteúdo voltado para a realidade destes. Ao analisarmos o público, intentamos consolidar uma melhor compreensão das suas necessidades que vão desde as dificuldades em ter acesso à educação quanto a sua permanência. Nesse sentido, buscamos analisar este trabalho através da metodologia do materialismo histórico dialético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos dos Santos Viana, Southwest Bahia State University

Mestrando do PPGED-UESB. Cientista Social UESC. Membro da Teia dos Povos. Membro e Diretor do Instituto BIOARTE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo GEPEMDECC UESB/UESC viana.carlossantos@gmail.com

Edjaldo Vieira dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduado em Letras UESC. Mestrando PPGE/UESC. Professor da Educação Básica nos Municípios de Itabuna e São José da Vitória BA edjaldov@gmail.com

Gérssica Sousa Ribas, Universidade do Estado da Bahia

Formada em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia UNEB. gessica.sousaribas@gmailcom

Referências

BAHIA (Estado). Educação de Jovens e Adultos. 2021c. Disponível em: http://escolas. educacao.ba.gov.br/educacaojoveseadultos. Acesso em: 12 jul. 2022.BAHIA (Estado). Política de EJA da Rede Estadual. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. 2009. Disponível em: http://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br/ wpcontent/uploads/2020/01/Politica-da-EJA-2009.pdf . Acesso em: 12 jul. 2022.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação. Nacional (LDB). 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 jul. 2022.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Aprendizagem de jovens e adultos: avaliação da década da educação para todos. São Paulo em perspectiva, v. 14, n. 1, p. 29-40, 2000.

IBGE. Agencia de notícias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/13655-asi-ibge-divulga-perfil-da-educacao-e-alfabetizacao-de-jovens-e-adultos-e-da-educacao-profissional-no-pais. Acesso em: 12 jul. 2022.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed., São Paulo: Atlas, ISBN 85-224- 3397-6, 2003.

PRATES, J. C. O método marxiano de investigação e o enfoque misto na pesquisa social: uma relação necessária. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 116 118. 2012.

SANTOS, Arlete Ramos; LIMA, Lisângela Silva; NERY, Siomara Castro. Formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos-campo em Itabuna-Bahia. Revista Amazônida. v. 4, n. 2. EISSN: 2527-0141, 2019. DOI: https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 43. ed. Campinas, SP: Editora Autores Associados. p. 32-35, 2018.

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2006.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

VIANA, Carlos dos Santos; VIEIRA DOS SANTOS, Edjaldo; SOUSA RIBAS, Gérssica. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 70–73, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/589. Acesso em: 22 dez. 2024.