UM PANORAMA DAS PESQUISAS QUE TRATAM SOBRE OS OBSTÁCULOS DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Adriele Oliveira Costa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais image/svg+xml
  • Isaías Teixeira dos Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais image/svg+xml

Palavras-chave:

Aprendizagem, Formação, Pesquisas Correlatas

Resumo

Este resumo faz parte de um Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática, concluído, que objetiva identificar os obstáculos que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos apresentam ao aprender a disciplina de Matemática. Sendo realizada uma abordagem qualitativa, especificamente com o foco na pesquisa bibliográfica. Buscamos com a pesquisa bibliográfica apresentamos a análise destas pesquisas correlatas, no qual percebemos que os autores apontaram como obstáculos encontrados no aprendizado com estudantes da Educação de Jovens e Adultos na disciplina de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriele Oliveira Costa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Graduada em Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais Campus Salinas (IFNMG Campus Salinas); Escola Estadual Manoel Pedro Silva -Brasil. E-mail: oliveiraadriele310@gmail.com

Isaías Teixeira dos Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Especialização em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais Campus Salinas (IFNMG Campus Salinas) - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade. E-mail: isaias.santos@ifnmg.edu.br

Referências

FERRARI, Sonia Maria Souza, A percepção dos educadores da EJA sobre as dificuldades de aprendizagem de seus educandos. 2009. 27 f. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

LIMA, Telma Cristiane Sasso; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. 2007. 13f. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2007.

NEVES, Elizandra Pires, Facilidades e dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos sobre o currículo de Matemática. 2020. 152 f. Dissertação Mestre em Educação. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.

OLIVEIRA, Cleber de Cabral. Um estudo sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA do ensino fundamental no processo de aprendizagem da matemática. 2017.22 f. Trabalho de conclusão de curso. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Teresina, 2017.

SILVA, Luciano Cavalcante. Dificuldades da matemática na Educação de Jovens e Adultos no CEIEBJA de Nova Londrina, PR.2014.34 f. Monografia de Especialização. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

COSTA, Adriele Oliveira; DOS SANTOS, Isaías Teixeira. UM PANORAMA DAS PESQUISAS QUE TRATAM SOBRE OS OBSTÁCULOS DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 74–79, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/590. Acesso em: 22 dez. 2024.