A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA POLÍTICA DE EMANCIPAÇÃO E INSERÇÃO DOS SUJEITOS NA SOCIEDADE

Autores

Palavras-chave:

Modalidade EJA, Abordagem crítica, Participação social

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa em andamento e tem como objetivo desenvolver uma reflexão crítica acerca da Educação de Jovens e Adultos e o processo de inserção destes sujeitos na sociedade. Para tanto, fazemos uso de uma abordagem de natureza crítica e reflexiva por meio de um levantamento bibliográfico sobre a modalidade EJA, discutindo que ela é oriunda de fatores políticos de exclusão e de opressão, institucionalizados sob a hegemonia de determinados grupos sociais. O estudo aponta, ainda que de forma provisória, que a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação é que se começa a consolidar políticas de reparação e inserção dos jovens e adultos na sociedade.

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Biografia do Autor

Odair Ledo Neves, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da cidade GEPEMDECC. Professor da rede municipal de ensino de Serra do Ramalho-BA. E-mail: odairln@yahoo.com.br

Romáro Pereira Carvalho, Southwest Bahia State University

Mestrando em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Educação doCampo pelo Instituto Federal Baiano (IFBAIANO). Membro do Grupo de Estudos Etnicidades, Relações Raciais. Professor da rede municipal de ensino de Ruy Barbosa. E-mail: romariouneb@hotmail.com

Jean Carlos Ferreira Dourado, Universidade do Estado da Bahia

Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Professor da rede municipal de ensino de Serra do Ramalho-BA. E-mail: jeanserra79@yahoo.com.br

Referências

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

HADDAD, Sérgio; PIERRO, Maria Clara Di. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação. Mai/Jun/Jul/Ago, n° 14, 2000.

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

LEDO NEVES, Odair; PEREIRA CARVALHO, Romáro; FERREIRA DOURADO, Jean Carlos. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA POLÍTICA DE EMANCIPAÇÃO E INSERÇÃO DOS SUJEITOS NA SOCIEDADE. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 80–83, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/593. Acesso em: 19 set. 2024.