EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Reflexões, Educação LibertadoraResumo
O presente trabalho faz uso da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, tem como objetivo tecer reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos com possibilidades para uma educação libertadora. Deste modo, fazendo discussões que resgaste valores e saberes dos estudantes que estão matriculados nessa modalidade de ensino. O trabalho, logo de início, faz apresentação da EJA como modalidade da educação, em seguida, tece reflexões quem são os sujeitos que estudam nessa modalidade de ensino e aborda o professor como mediador do processo de ensino aprendizagem de forma crítica, reflexiva e libertadora. Para o embasamento teórico, fazemos uso das leituras de FREIRE (1979), GADOTTI (2008), NASCIMENTO (2013), PAIVA (1973) Entre outros que fazem discussões e dialogam sobre a Educação de Jovens e Adultos.
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Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 35. Ed. São Paulo: Paz e terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Conscientização teoria e prática de libertação. São Paulo. Cortez e Morais,1979.
GADOTTI, Moacir, MOVA, por um Brasil Alfabetizado/ Moacir Gadotti. -São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008.
NASCIMENTO, Sandra Mara do. Educação de Jovens e Adultos EJA, na visão de Paulo Freire. Monografia de Especialização Paranavaí-paraná.2013.
PAIVA. Vamilda Pereira, Educação popular e educação de jovens e adultos, Rio de Janeiro: Edição Loyola, 1973.
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