CONSTRUINDO IDENTIDADE: SOU NEGRO?

Autores

Palavras-chave:

Identidade negra, Relações Raciais, Linguagem Visual

Resumo

Esse estudo busca relatar experiências e tecer algumas reflexões construídas no chão da sala de aula, em uma experiência de regência no Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais. Notou-se que os alunos tinham dificuldade no que diz respeito, a valorização da identidade negra e o reconhecimento desta identidade. Diante disso foram elaboradas atividades relacionando às questões raciais a fim de, promover a relação étnico-racial por meio da valorização do negro; como também evidenciar as questões de respeito às desigualdades raciais. Os sujeitos da pesquisa foram 02 estudantes de uma escola municipal, na cidade de Itapetinga-Bahia, bem como conduziram o instrumento metodológico que atendeu a linguagem visual. A pesquisa analisou a ideia do autor reconhecimento da identidade negra retratada em pinturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Souza Lima Brito, Southwest Bahia State University

Universidade Estadual do Sudoeste -UESB, Brasil, Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação-PPGED. Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da Cidade GEPEMDECC. E-mail: britovaleriaslima@gmail.com

Jasmym Alves França, Southwest Bahia State University

Universidade Estadual do Sudoeste-UESB, Brasil, Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação-PPGED. Bolsista Fundação de amparo à Pesquisa do Estado da Bahia-FAPESB. E-mail: jasmymfranca7@gmail.com

Higro Souza Silva, Southwest Bahia State University

Universidade Estadual do Sudoeste- UESB, Brasil, Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação-PPGED. Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da Cidade GEPEMDECC. E-mail: higro.souza18@gmail.com

Referências

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União de 10 de janeiro de 2003.

CASSANO, Maria da Graça. Imagens jornalísticas: a produção e deslizamentos de sentidos. Disponível em: alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/ anais14/Sem06/C06035.doc.-racismos no Brasil; pluralismo étnico e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.

DONDIS, Donis (1999). Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes editora.

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo. 2003.

LIMA, Cristiane Rodrigues de. O uso da leitura de imagens como instrumento para a alfabetização visual. Cadernos PDE, Vol. II. Curitiba, 2008. p. 03.

PIZA, Edith. Branco no Brasil? Ninguém sabe, ninguém viu... São Paulo: Editora Paz e Terra S. A., 2000.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

BRITO, Valéria Souza Lima; FRANÇA, Jasmym Alves; SILVA, Higro Souza. CONSTRUINDO IDENTIDADE: SOU NEGRO?. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 94–99, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/598. Acesso em: 19 set. 2024.