CONSTRUINDO IDENTIDADE: SOU NEGRO?
Palavras-chave:
Identidade negra, Relações Raciais, Linguagem VisualResumo
Esse estudo busca relatar experiências e tecer algumas reflexões construídas no chão da sala de aula, em uma experiência de regência no Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais. Notou-se que os alunos tinham dificuldade no que diz respeito, a valorização da identidade negra e o reconhecimento desta identidade. Diante disso foram elaboradas atividades relacionando às questões raciais a fim de, promover a relação étnico-racial por meio da valorização do negro; como também evidenciar as questões de respeito às desigualdades raciais. Os sujeitos da pesquisa foram 02 estudantes de uma escola municipal, na cidade de Itapetinga-Bahia, bem como conduziram o instrumento metodológico que atendeu a linguagem visual. A pesquisa analisou a ideia do autor reconhecimento da identidade negra retratada em pinturas.
Downloads
Referências
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União de 10 de janeiro de 2003.
CASSANO, Maria da Graça. Imagens jornalísticas: a produção e deslizamentos de sentidos. Disponível em: alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/ anais14/Sem06/C06035.doc.-racismos no Brasil; pluralismo étnico e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.
DONDIS, Donis (1999). Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes editora.
GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo. 2003.
LIMA, Cristiane Rodrigues de. O uso da leitura de imagens como instrumento para a alfabetização visual. Cadernos PDE, Vol. II. Curitiba, 2008. p. 03.
PIZA, Edith. Branco no Brasil? Ninguém sabe, ninguém viu... São Paulo: Editora Paz e Terra S. A., 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.