RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA EM DISCUSSÃO: LIVRO DE HISTÓRIA 5° ANO DA COLEÇÃO CONECTADOS
Palavras-chave:
Livro didático, Diversidade étnico-racias, Indígenas/Negros(as)Resumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre como as questões da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena são abordadas no material didático utilizado atualmente. Dessa maneira, o material escolhido para a análise foi um livro do componente curricular história, que é utilizado em turmas do 5° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas escolas da rede pública no município de Tanque Novo - Bahia. Nesse sentido, propiciamos a ênfase na abordagem da temática das relações étnico-raciais e indígenas e na diversidade cultural, procurando abordar as principais imagens e representações sobre a temática estudada e procuramos verificar se os conteúdos propostos no livro escolhido seguem o que foi instituído nas leis 10.636/03 e 11.645/08, ou se somente ainda trazem uma visão estereotipada dos povos indígenas e os negros. Desse modo, para uma melhor compreensão sobre a temática discutida, o texto versa sobre os aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o indígena na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
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