RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PERSPECTIVA DE DECOLONIALIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Decolonialidade, Ensino de História, Relações étnico-raciais

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a função e as contribuições do ensino de História para a formação, junto aos discentes, de um ambiente escolar decolonial, com o reconhecimento étnico-racial dos estudantes e a sua relação com os conteúdos debatidos em sala de aula. A metodologia empregada consistiu na pesquisa bibliográfica, a partir da análise interpretativa, sobre a prática do ensino de História e sobre as relações e elos étnico-raciais, com o propósito de compreender a construção de identidades antirracistas através do questionamento sobre o currículo escolar e a presença das temáticas indígenas, africanas e afro-brasileiras. Conclui-se, assim, que a escola funciona como principal auxiliar para a formação identitária dos estudantes, sendo de suma importância tratar sobre essas questões durante as aulas de História, a fim de que as relações étnico-raciais entre os discentes sejam alicerçadas no respeito à diversidade e na visão positiva, e consciente, das diferenças e pluralidades.

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Biografia do Autor

Natália Cunha Rocha, Universidade Federal da Bahia

Graduação em andamento em História, UFBA; Universidade Federal da Bahia, Brasil. E-mail: nataliacnrocha@gmail.com

Referências

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

ROCHA, Natália Cunha. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PERSPECTIVA DE DECOLONIALIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 110–115, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/602. Acesso em: 4 dez. 2024.