FORMACAMPO NO LITORAL SUL: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Janille da Costa Pinto Núcleo Territorial de Educação Litoral Sul-05
  • Arlete Ramos dos Santos Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Educação do Campo, FORMACAMPO, Formação continuada

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o Programa de extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) denominado Formação de professores do Campo (FORMACAMPO) no Território de Identidade Litoral Sul (TILS), realizado no ano de 2021 em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) juntamente com os (as) integrantes do Grupo de estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC). O objetivo do programa foi realizar atividades de extensão, por meio da formação continuada para os(as) profissionais que atuam na educação do campo, em escolas dos municípios localizados nos territórios de identidade próximos a UESB. Ao longo do programa foi realizado ações presenciais nos municípios, minicursos e mesa redonda através das plataformas youtube e googlemeet. A experiência no presente
programa nos permitiu aprender mais sobre a necessidade do fortalecimento da educação do campo por meio das reflexões e estudos críticos e sua transposição para prática. Além de colaborar com a criação e| ou atualização dos Projeto Político Pedagógico (PPP) e qualificação da prática dos (as) profissionais que atuam nas escolas do campo nesse território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janille da Costa Pinto, Núcleo Territorial de Educação Litoral Sul-05

Núcleo Territorial de Educação Litoral Sul-05. Mestrado em Ciências da Educação, UAA; Grupo de Estudos Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação Do Campo e da Cidade (GEPEMDECC- UESB), Grupo de Estudos, Pesquisas e Experimentações Educacionais - (GEPEE- IAT- BA). E-mail: janillecp@gmail.com

Arlete Ramos dos Santos, Southwest Bahia State University

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e doutorado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia no Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB) e da Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Referências

BAHIA. Perfil dos Territórios de Identidade. Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Série territórios de identidade da Bahia, v. 1. Salvador: SEI, 2015.

SANTOS, Arlete R. Relatório técnico Programa de Formação de Educadores do Campo(FORMACAMPO). Vitória da Conquista, 2022. 36p. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1kPkVVvGfazfAdsAiRIIoy9sarO_R_tzg/view. Acesso em: 10 abr.2022.

SANTOS, Arlete R. et. al. Relatório técnico do projeto de pesquisa Política Educacionais do Plano de Ações Articuladas (PAR) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em municípios da Bahia: desafios e perspectivas. Vitória da Conquista, 2022. 87p.

Projeto de Pesquisa do Programa de Formação de Educadores do Campo (FORMACAMPO). Vitória da Conquista, 2021.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

PINTO, Janille da Costa; DOS SANTOS, Arlete Ramos. FORMACAMPO NO LITORAL SUL: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 132–136, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/606. Acesso em: 4 dez. 2024.