EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: (RE)SIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Palavras-chave:
Educação Escolar Quilombola, (Re)Significação, Saberes AncestraisResumo
O presente trabalho faz uso da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, tem como objetivo tecer reflexões sobre a (re)significação das práticas pedagógicas na Educação Escolar Quilombola, realizando discussões sobre as (re) significações que são necessárias para a escola enquanto instituição social presente dentro de uma comunidade permeada de saberes ancestrais. Além disso, enfatiza como deve ser (re)pensado o processo de ensino aprendizagem para que os alunos, comunidade escolar e anciões se sintam parte da educação e do processo de ensino aprendizagem. Para o embasamento teórico, fizemos uso das leituras de Rocha (2018), Gomes (2005) e Serafim (2020). Trazendo discussões que dialogam sobre a Educação Escolar Quilombola e a escola enquanto instituição social.
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Referências
GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e quilombos: uma história do campesinato negro no Brasil. -1ªed São Paulo: Claro Enigma, 2015.
MUNANGA, Kabengele. Origem e histórico do quilombo na África. Revista USP, v 28, 1995-6.
ROCHA, Niel. A educação Quilombola e a reprodução cultural afrodescendente. Maringá: Viseu, 2018.
SERAFIM, Olindina Cirilo Nascimento. O caminho do quilombo - histórias não contadas na educação escolar quilombola - território do sape do Norte ES. 1ª ed. - Curitiba: Appris. 2020.
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