EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: (RE)SIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola, (Re)Significação, Saberes Ancestrais

Resumo

O presente trabalho faz uso da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, tem como objetivo tecer reflexões sobre a (re)significação das práticas pedagógicas na Educação Escolar Quilombola, realizando discussões sobre as (re) significações que são necessárias para a escola enquanto instituição social presente dentro de uma comunidade permeada de saberes ancestrais. Além disso, enfatiza como deve ser (re)pensado o processo de ensino aprendizagem para que os alunos, comunidade escolar e anciões se sintam parte da educação e do processo de ensino aprendizagem. Para o embasamento teórico, fizemos uso das leituras de Rocha (2018), Gomes (2005) e Serafim (2020). Trazendo discussões que dialogam sobre a Educação Escolar Quilombola e a escola enquanto instituição social.

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Biografia do Autor

Romário Pereira Carvalho, Southwest Bahia State University

Mestrando em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias (IF BAIANO), Membro do grupo de Estudos Etnicidades, Relações Raciais. Professor da rede municipal de Ruy Barbosa. E-mail: romariouneb@hotmail.com

Odair Ledo Neves, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Estudo de Linguagens pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da cidade GEPEMDECC. Professor da rede municipal de ensino de Serra do Ramalho-BA. E-mail: odairln@yahoo.com.br

Jean Carlos Ferreira Dourado, Universidade do Estado da Bahia

Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Professor da rede municipal de ensino de Serra do Ramalho-BA. E-mail: jeanserra79@yahoo.com.br

Referências

GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e quilombos: uma história do campesinato negro no Brasil. -1ªed São Paulo: Claro Enigma, 2015.

MUNANGA, Kabengele. Origem e histórico do quilombo na África. Revista USP, v 28, 1995-6.

ROCHA, Niel. A educação Quilombola e a reprodução cultural afrodescendente. Maringá: Viseu, 2018.

SERAFIM, Olindina Cirilo Nascimento. O caminho do quilombo - histórias não contadas na educação escolar quilombola - território do sape do Norte ES. 1ª ed. - Curitiba: Appris. 2020.

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

CARVALHO, Romário Pereira; NEVES, Odair Ledo; DOURADO, Jean Carlos Ferreira. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: (RE)SIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 143–147, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/608. Acesso em: 19 set. 2024.