POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARTICULADAS À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS QUILOMBOLAS EM BOM JESUS DA LAPA BA

Autores

  • Auzineide Rosa Silva Pessoa Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Quilombola, Pedagogia Histórico-Crítica, Políticas Públicas

Resumo

O presente estudo faz uso do método do Materialismo Histórico Dialético (MHD), tem como objetivo investigar as políticas públicas de Educação Ambiental (EA) articuladas à Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) nas escolas quilombolas de Bom Jesus da Lapa Bahia. Para tanto, foram elencados os seguintes objetivos específicos: identificar as contradições existentes entre as políticas públicas de Educação Ambiental (EA) em sua articulação com a Pedagogia Histórico-Crítica, adotada pelas escolas quilombolas em Bom Jesus da Lapa; analisar as condições apresentadas aos gestores e professores para abordar as Políticas Públicas de EA, atrelada à PHC nessas escolas; averiguar como as políticas de Educação Ambiental se materializam nas escolas quilombolas de Bom Jesus da Lapa e a sua interlocução com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); mapear ações sustentáveis desenvolvidas pelas escolas quilombolas pesquisadas que evidenciam a relação entre a implementação da proposta da PHC e a EA. Para tanto, a pesquisadora fez uso das leituras de Marx (2011), Kosik (1976), Cheptulin (2004), Azevedo (2004), Saviani (2007), Duarte (2013), Malanchen (2016) Gadotti (2000), Gomes (2006) entre outros.

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Biografia do Autor

Auzineide Rosa Silva Pessoa, Southwest Bahia State University

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pós-Graduada em Educação Ambiental promovido pelas Faculdades Integradas Ipitanga UNIBAHIA. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Centro CientíficoConhecer. Membro do GEPEMDECC Grupo de Estudos em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade. Professora da rede Municipal de Tanhaçu e Ituaçu. E-mail: auzineidegeo@gmail.com

Referências

CRUZ, Queiziane Martins. Políticas Públicas de Educação Ambiental Articuladas à Pedagogia Histórico-Crítica: Uma Análise das Escolas Quilombolas em Bom Jesus da Lapa BA. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB): Vitória da Conquista, 2022.

CHEPTULIN, Alexandre. A Dialética Materialista: Categoria e Leis da Dialética. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1982.

SAVIANI, Dermeval. Antecedentes, origem e desenvolvimento da pedagogia histórico crítica. In.: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (org.). Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2011b.

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

PESSOA, Auzineide Rosa Silva. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARTICULADAS À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS QUILOMBOLAS EM BOM JESUS DA LAPA BA. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 148–153, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/609. Acesso em: 19 set. 2024.