POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARTICULADAS À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS QUILOMBOLAS EM BOM JESUS DA LAPA BA

Autores

  • Auzineide Rosa Silva Pessoa Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Quilombola, Pedagogia Histórico-Crítica, Políticas Públicas

Resumo

O presente estudo faz uso do método do Materialismo Histórico Dialético (MHD), tem como objetivo investigar as políticas públicas de Educação Ambiental (EA) articuladas à Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) nas escolas quilombolas de Bom Jesus da Lapa Bahia. Para tanto, foram elencados os seguintes objetivos específicos: identificar as contradições existentes entre as políticas públicas de Educação Ambiental (EA) em sua articulação com a Pedagogia Histórico-Crítica, adotada pelas escolas quilombolas em Bom Jesus da Lapa; analisar as condições apresentadas aos gestores e professores para abordar as Políticas Públicas de EA, atrelada à PHC nessas escolas; averiguar como as políticas de Educação Ambiental se materializam nas escolas quilombolas de Bom Jesus da Lapa e a sua interlocução com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); mapear ações sustentáveis desenvolvidas pelas escolas quilombolas pesquisadas que evidenciam a relação entre a implementação da proposta da PHC e a EA. Para tanto, a pesquisadora fez uso das leituras de Marx (2011), Kosik (1976), Cheptulin (2004), Azevedo (2004), Saviani (2007), Duarte (2013), Malanchen (2016) Gadotti (2000), Gomes (2006) entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Auzineide Rosa Silva Pessoa, Southwest Bahia State University

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pós-Graduada em Educação Ambiental promovido pelas Faculdades Integradas Ipitanga UNIBAHIA. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Centro CientíficoConhecer. Membro do GEPEMDECC Grupo de Estudos em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade. Professora da rede Municipal de Tanhaçu e Ituaçu. E-mail: auzineidegeo@gmail.com

Referências

CRUZ, Queiziane Martins. Políticas Públicas de Educação Ambiental Articuladas à Pedagogia Histórico-Crítica: Uma Análise das Escolas Quilombolas em Bom Jesus da Lapa BA. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB): Vitória da Conquista, 2022.

CHEPTULIN, Alexandre. A Dialética Materialista: Categoria e Leis da Dialética. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1982.

SAVIANI, Dermeval. Antecedentes, origem e desenvolvimento da pedagogia histórico crítica. In.: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (org.). Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2011b.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

PESSOA, Auzineide Rosa Silva. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARTICULADAS À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS QUILOMBOLAS EM BOM JESUS DA LAPA BA. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 148–153, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/609. Acesso em: 4 dez. 2024.