O ESTADO BRASILEIRO E AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO POR E PARA RESULTADOS NO CEARÁ

Autores

Palavras-chave:

Políticas de Avaliação, Gestão por Resultados, Accountability Educacional

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a relação entre o Estado e as políticas de avaliação por e para resultados no Ceará. Para alcançar tal intento, adota-se como metodologia de trabalho a pesquisa bibliográfica e documental a partir do Materialismo Histórico-Dialético. Nesse sentido, buscou-se analisar um referencial teórico bibliográfico que contemplasse o pensamento de avaliação, gestão por resultados e uma introdução sobre as dimensões de accountability e suas políticas. Como resultado parcial, tem-se que nas políticas de avaliação por e para resultados, nos contextos locais (nacionais e subnacionais), forjam-se formas igualmente novas de regulação, o que inclui, como objetivo, transferir para organizações da sociedade civil a responsabilidade pela gestão de serviços públicos, no âmbito das políticas de descentralização e de autonomização das escolas. Assim, é a partir da divulgação de informações sobre os resultados avaliativos alcançados pela escola e da adoção de um sistema de consequências, que os governos brasileiros justificam as mudanças nas políticas educacionais e na gestão escolar com as práticas de punição e bonificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Zientarski, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora em Educação pela UNOESC. Doutorado em Educação pela UFSM linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria na linha de Pesquisa Políticas Públicas. Graduação em Estudos Sociais Unijui-, Graduação em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1989-1993), Graduação em Pedagogia; Pós-graduação em Educação, Cultura e Cidadania pela Unijui. Professora e pesquisadora da Pós-graduação em Educação Brasileira, na Linha de Pesquisa Trabalho e Educação, orientadora de doutorado e mestrado acadêmico. Coordenadora da Escola da Terra-Ceará. Coordenadora da Pós Graduação emEducação Brasileira. http://lattes.cnpq.br/4673553941111789 - e-mail: clarice.zientarski@ufc.br

Perla Almeida Rodrigues Freire, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira - PPGEB/UFC, na linha Trabalho e Educação. http://lattes.cnpq.br/0652460134352647 - e-mail: perlaalmeida.freire@gmail.com

Sandy Naédia Lucas de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação daUniversidade Federal do Ceará - UFC. Especialista em Gestão de Projetos e Processos pela Faculdade CDL, graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da Grande Fortaleza (UNIGRANDE/PROUNI); http://lattes.cnpq.br/9734784760305782 - e-mail: sandynaedia@gmail.com

Referências

ÚNIOR, Antônio Germano Magalhães., LIMA, Diva., FARÍAS, Maria Adalgiza de.Política De Avaliação Educacional No Estado Do Ceará: Histórico Dos Programas De Avaliação DaSecretaria De Educação Básica Do Ceará (Seduc). Tópicos Educacionais, Recife,v.19, n.2, jul./Dez. 2013.

MATIAS-PEREIRA, José. Administração pública comparada: uma avaliação das reformas administrativas do Brasil, EUA e União Europeia. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 1, p.61-82, jan./fev. 2008.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; PINI, Mónica Eva; FELDFEBER, Myriam. Políticas educacionais e formas de regulação: um estudo comparado entre Brasil e Argentina. In: (Org.). Políticas educacionais e trabalho docente: perspectiva comparada. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011. p. 11-24.

RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Trad. de Marcelo Duarte. Porto Alegre: Sulina, 2011.

VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação Educacional. São Paulo: IBRASA, 2000.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

ZIENTARSKI, Clarice; FREIRE, Perla Almeida Rodrigues; OLIVEIRA, Sandy Naédia Lucas de. O ESTADO BRASILEIRO E AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO POR E PARA RESULTADOS NO CEARÁ. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 154–158, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/610. Acesso em: 22 dez. 2024.