O ESTADO BRASILEIRO E AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO POR E PARA RESULTADOS NO CEARÁ
Palavras-chave:
Políticas de Avaliação, Gestão por Resultados, Accountability EducacionalResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a relação entre o Estado e as políticas de avaliação por e para resultados no Ceará. Para alcançar tal intento, adota-se como metodologia de trabalho a pesquisa bibliográfica e documental a partir do Materialismo Histórico-Dialético. Nesse sentido, buscou-se analisar um referencial teórico bibliográfico que contemplasse o pensamento de avaliação, gestão por resultados e uma introdução sobre as dimensões de accountability e suas políticas. Como resultado parcial, tem-se que nas políticas de avaliação por e para resultados, nos contextos locais (nacionais e subnacionais), forjam-se formas igualmente novas de regulação, o que inclui, como objetivo, transferir para organizações da sociedade civil a responsabilidade pela gestão de serviços públicos, no âmbito das políticas de descentralização e de autonomização das escolas. Assim, é a partir da divulgação de informações sobre os resultados avaliativos alcançados pela escola e da adoção de um sistema de consequências, que os governos brasileiros justificam as mudanças nas políticas educacionais e na gestão escolar com as práticas de punição e bonificação.
Downloads
Referências
ÚNIOR, Antônio Germano Magalhães., LIMA, Diva., FARÍAS, Maria Adalgiza de.Política De Avaliação Educacional No Estado Do Ceará: Histórico Dos Programas De Avaliação DaSecretaria De Educação Básica Do Ceará (Seduc). Tópicos Educacionais, Recife,v.19, n.2, jul./Dez. 2013.
MATIAS-PEREIRA, José. Administração pública comparada: uma avaliação das reformas administrativas do Brasil, EUA e União Europeia. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 1, p.61-82, jan./fev. 2008.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; PINI, Mónica Eva; FELDFEBER, Myriam. Políticas educacionais e formas de regulação: um estudo comparado entre Brasil e Argentina. In: (Org.). Políticas educacionais e trabalho docente: perspectiva comparada. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011. p. 11-24.
RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Trad. de Marcelo Duarte. Porto Alegre: Sulina, 2011.
VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação Educacional. São Paulo: IBRASA, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.