RETRATOS DA EDUCAÇÃO: PRIVATIZAÇÃO COMO FIM ÚNICO NÃO É DIREITO, É LUCRO!

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Palavras-chave:

Educação pública, Privatização da Educação, Reformas Educacionais

Resumo

O objetivo deste estudo é tecer discussões sobre o processo de privatização da Educação Pública no Brasil seu contexto e seus desdobramentos na educação. O referencial teórico adotado consiste em achados que contribuem para a compreensão do contexto e da efetivação de políticas/programas/instituições de iniciativa privada na educação pública básica como Mezários (2008), Brasil (1988), Montaño (2002), Engels (1876) e Borghi (2018). A metodologia abordada é a pesquisa bibliográfica que visa compreender e analisar ideias e concepções sobre a temática. Portanto, entendemos que a Educação situada no contexto do neoliberalismo mediante políticas privatistas legitimadas pelo Estado, por intervenção de políticas públicas para fins mercadológicos através de parcerias ou programas, que concebe a educação uma mercadoria que serve para satisfazer o mercado e o interesses do capital. O que significa que a Educação Pública cada vez mais sucateada e precária é entregue a organizações privadas com seus interesses utilitários e lucrativos.

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Biografia do Autor

Maisa Rose Serra de Almeida, Southwest Bahia State University

Universidade Estadual do Sudoeste Bahia - UESB e-mail: maysaserra2@gmail.com

Juliana Barbosa da Silva , Southwest Bahia State University

Universidade Estadual do Sudoeste Bahia - UESB e-mail: juanviana2010@hotmail.com

Valéria Souza Lima Brito, Southwest Bahia State University

Universidade Estadual do Sudoeste, Bahia - UESB. Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da Cidade GEPEMDECC. e-mail: britovaleriaslima@gmail.com

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

DE ALMEIDA, Maisa Rose Serra; SILVA , Juliana Barbosa da; BRITO, Valéria Souza Lima. RETRATOS DA EDUCAÇÃO: PRIVATIZAÇÃO COMO FIM ÚNICO NÃO É DIREITO, É LUCRO!. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 159–170, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/611. Acesso em: 19 set. 2024.