RETRATOS DA EDUCAÇÃO: PRIVATIZAÇÃO COMO FIM ÚNICO NÃO É DIREITO, É LUCRO!
Palavras-chave:
Educação pública, Privatização da Educação, Reformas EducacionaisResumo
O objetivo deste estudo é tecer discussões sobre o processo de privatização da Educação Pública no Brasil seu contexto e seus desdobramentos na educação. O referencial teórico adotado consiste em achados que contribuem para a compreensão do contexto e da efetivação de políticas/programas/instituições de iniciativa privada na educação pública básica como Mezários (2008), Brasil (1988), Montaño (2002), Engels (1876) e Borghi (2018). A metodologia abordada é a pesquisa bibliográfica que visa compreender e analisar ideias e concepções sobre a temática. Portanto, entendemos que a Educação situada no contexto do neoliberalismo mediante políticas privatistas legitimadas pelo Estado, por intervenção de políticas públicas para fins mercadológicos através de parcerias ou programas, que concebe a educação uma mercadoria que serve para satisfazer o mercado e o interesses do capital. O que significa que a Educação Pública cada vez mais sucateada e precária é entregue a organizações privadas com seus interesses utilitários e lucrativos.
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