O AUTO DA COMPADECIDA E A LITERALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Auto da Compadecida, Geografia, LiteraturaResumo
Este trabalho propõe discutir uma aproximação entre Geografia e Literatura por meio dos elementos convergentes entre estas áreas do conhecimento, discutindo acerca das possibilidades de proposta interdisciplinar em que a literatura se apresente como fonte de investigação geográfica e como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa é fruto de um estudo proposto no componente curricular de Metodologia do Ensino de Geografia do curso de Licenciatura em Pedagogia numa turma do sétimo semestre. Cada estudante se propôs a endereçar um estudo acerca do ensino da geografia pautado na interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento. Após escolha da Literatura e da clássica obra " O Auto da Compadecida" para essa discussão, o trabalho se iniciou com um levantamento sobre a metodologia de ensino da Geografia e os conteúdos comumente trabalhados nos anos do Ensino fundamental, estes foram elencados e a partir a leitura da obra literária, foram selecionados os aspectos paisagísticos e culturais para serem abordados nesta pesquisa, compreendendo que embora a obra literária traga de forma explícita os aspectos elencados, as possibilidades de estudos e interfaces entre conhecimentos e áreas não se limitam às tratadas aqui.
Downloads
Referências
ARRAES, Guel. Globo Filmes, Columbia Tristar. 2000, DVD, 100min, PAL-M, som, Color.
BERNARDES, Denis Antônio de Mendonça. "Nordeste: notas sobre a gênese da questão regional". R. bras. Hist., São Paulo, 1, 2: 207-17, set. 1981.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Em busca de uma outra história: imaginando o imaginário. Revista Brasileira de História. São Paulo: Contexto/ANPUH, vol. 15 n.º 29, 1995.
SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. 11ª Edição, Rio de Janeiro: Livraria AGIR Editora, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.