ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPO DE PANDEMIA: IMPACTOS E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO

Autores

Palavras-chave:

Atuação docente, Ensino remoto, Desafios

Resumo

O estudo busca refletir os impactos da educação não presencial, denominado por Ensino Remoto Emergencial (ERE), durante a pandemia da Covid-19 na prática do professor, bem como os desafios enfrentados pelos alunos e pais de alunos na rede de ensino. Para embasarmos teoricamente esse trabalho utilizamos como instrumento de pesquisa o estudo bibliográfico. A coleta de dados se deu a partir de questionário, aplicados com professores, pais e estudantes da rede pública municipal de Bom Jesus da Lapa-BA. O resultado dessa pesquisa constatou que os desafios enfrentados pelos professores serão superados com investimentos em políticas públicas que motive os alunos a aprendizagem seja por viés de aulas presencias ou remota, bem como a valorização do professor como agente transformador para a sociedade.

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Biografia do Autor

Ruth de Oliveira Sousa, Southwest Bahia State University

Mestranda em educação pelo PPGED/UESB; Graduada em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB; Pós-Graduada em Gestão Pública - UNEB; Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar - EEA (Escola de Engenharia e de Agricultura da EEMBA); Professora da Rede Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa - Ba; Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade - GEPEMDECC. E-mail: ruthtinha@yahoo.com.br

Maísa Dias Brandão Souza, Southwest Bahia State University

Mestranda em educação pelo PPGED/UESB; Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA/Brasil; Especialista em Direito Previdenciário pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR; Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/UESB; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade GEPEMDECC/UESB. E-mail: maisabrandao@hotmail.com

Referências

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

SOUSA, Ruth de Oliveira; SOUZA, Maísa Dias Brandão. ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPO DE PANDEMIA: IMPACTOS E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 187–191, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/615. Acesso em: 4 dez. 2024.