AS IMPLICAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Autores

  • Antoniclebio Cavalcante Eça Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

BNCC. Currículo. Implicações.

Resumo

Este trabalho de produção acadêmica consiste em discutir e debater sobre as implicações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que fora aprovada pelo Conselho Nacional de Educação e homologada pelo Ministério da Educação, inicialmente com a educação infantil e ensino fundamental em 2017 e, posteriormente, o ensino médio no ano 2018, considerada como a última etapa da educação básica. Baseada numa pesquisa bibliográfica e documental, foi possível identificar que a BNCC, ao ser implementada e publicada em datas distintas as etapas integrantes da educação básica, demonstrou ter certa fragmentação, contrapondo a ideia da concepção crítica de direitos, objetivos da aprendizagem e do desenvolvimento, previsto nos ordenamentos de lei. Conclui-se, portanto que, as implicações que estão neste documento oficial, datado e publicado em meio a um contexto de crise política-ideológica, retira o protagonismo do professor licenciado e de carreira que, consequentemente, vêm se desdobrando e fortalecendo a precarização da educação brasileira, sendo necessário a abertura de debates e discussões para novas possibilidades de mudanças na estrutura e atual conjuntura do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antoniclebio Cavalcante Eça, Southwest Bahia State University

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB), Especialista em Docência do Ensino Superiore Mídias na Educação (UESB). Professor da Educação Básica. Coordenador do Território de Identidade Médio Rio de Contas e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática, Formação e Trabalho Docente - DIFORT/CNPq. E-mail: antoniclebio@hotmail.com

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 25. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Lei 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. In CONGRESSO NACIONAL. Legislação Republicana Brasileira.

EÇA, A. Cavalcante; NUNES, C. Pinto. Implicit aspects of the National Common Curricular Base: some implications in the current context. Journal of Research and Knowledge Spreading. 2021. 2(1). Disponível em: https://doi.org/10.20952/jrks2112326

GOMES, N. Lino. Indagações sobre o currículo: diversidade e currículo. Brasília: MEC, SEB. 1999.

SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento - Revista de Educação, 4, e 296. 2016. https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.296

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

EÇA, Antoniclebio Cavalcante. AS IMPLICAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) . Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 192–196, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/616. Acesso em: 4 dez. 2024.