A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Interdisciplinaridade, Literatura

Resumo

Este trabalho objetiva discutir uma proposta de trabalho que visa à integração entre a Geografia e a Literatura, mostrando a possibilidade de um ensino interdisciplinar por meio dos elementos convergentes entre estas áreas do conhecimento, uma vez que a geografia, por meio das paisagens oferece o cenário para as obras literárias, ao passo em que a literatura se apresente como fonte de investigação geográfica e como recurso didático no processo de ensinoaprendizagem. A discussão parte do vislumbre de possibilidades do ensino da Geografia nas séries fundamentais com temas voltados para a natureza, o espaço, as relações sociais, políticas e econômicas e o modo de vida dos sujeitos. A literatura pode proporcionar uma visão do mundo considerando os aspectos espaciais e temporais, por isso, muitas abordagens geográficas podem ser trabalhadas com a colaboração da mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yure Oliveira Santos, Southwest Bahia State University

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC). E-mail: yureyure.2@hotmail.com

Winner Pereira Santos, Southwest Bahia State University

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC). E-mail: winneer@outlook.com.br

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasilia: MEC/SEF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

CLAVAL, P. tradução L. F.P. e M.C.A.P. Geografia cultural. Florianópolis: ed. da UFSC,1999.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1995.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

SANTOS, Yure Oliveira; SANTOS, Winner Pereira. A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA GEOGRAFIA. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 203–207, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/618. Acesso em: 4 dez. 2024.