A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Ensino, Geografia, Interdisciplinaridade, LiteraturaResumo
Este trabalho objetiva discutir uma proposta de trabalho que visa à integração entre a Geografia e a Literatura, mostrando a possibilidade de um ensino interdisciplinar por meio dos elementos convergentes entre estas áreas do conhecimento, uma vez que a geografia, por meio das paisagens oferece o cenário para as obras literárias, ao passo em que a literatura se apresente como fonte de investigação geográfica e como recurso didático no processo de ensinoaprendizagem. A discussão parte do vislumbre de possibilidades do ensino da Geografia nas séries fundamentais com temas voltados para a natureza, o espaço, as relações sociais, políticas e econômicas e o modo de vida dos sujeitos. A literatura pode proporcionar uma visão do mundo considerando os aspectos espaciais e temporais, por isso, muitas abordagens geográficas podem ser trabalhadas com a colaboração da mesma.
Downloads
Referências
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasilia: MEC/SEF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
CLAVAL, P. tradução L. F.P. e M.C.A.P. Geografia cultural. Florianópolis: ed. da UFSC,1999.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.