A PRECARIZAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Deise Bastos de Araújo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Queziane Martins da Cruz Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Precarização, Relato de experiência, Trabalho Docente

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar através de relato de experiência profissional a precarização do trabalho docente em escolas da educação básica pública da rede municipal de Bom Jesus da Lapa BA. Tendo como metodologia, estudo de revisão bibliográfica, que abarca pesquisas de autores que discutem a precarização do trabalho docente na educação básica pública brasileira, para o embasamento do relato. Em que foi possível identificar que antes e depois da pandemia do COVID-19, a precariedade no trabalho docente é um enfrentamento coletivo, que requer a união e o fortalecimento dos movimentos populares e da sociedade civil, em conquistar melhorias para o setor educacional em diferentes aspectos, pois as políticas públicas existentes não são suficientes para garantir uma educação pública de qualidade, emancipatória e cidadã. Há uma batalha entre o interesse neoliberal da classe dominante e um novo modelo de educação pautada na igualdade e na construção de uma sociedade mais justa, uma luta secular que não pode ser silenciada pela necropolítica. Concluindo assim, que muito pode ser feito e que a movimentação popular seja urgente, a educação que pode libertar um povo, não pode ter trato negligenciado, deve ter reconhecimento e aporte para os devidos embates contra o capitalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Bastos de Araújo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestra e Doutoranda em Ciências da Educação do Programa de Pos-grado da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC / UESB). E-mail: deisetkd@hotmail.com

Queziane Martins da Cruz, Southwest Bahia State University

Mestra em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC / UESB). E-mail: martinsdacruzqueziane@gmail.com

Referências

BRASIL, Constituição Federal. CAPÍTULO III Da Educação, da Cultura e do Desporto. Art. 205.1988. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/01_02_2010_13.39.05.85b72235f860536bcb82c3463914f15d.pdf Acessado em: 21 de dezembro de 2021.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Bom Jesus da Lapa código: 2903904.Cidades e Estados. 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba/bom-jesus-da-lapa.html Acesso em: 29 de dezembro de 2021.

PALUDO, Conceição. Educação popular como resistência e emancipação humana. Cadernos cedes, v. 35, p. 219-238, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/CK6NyrM6BhKXbMmhjrmB3jP/?lang=pt Acesso em: 29 de dezembro de 2021.

QEdu. Use dados. Transforme a educação. Bom Jesus da Lapa. 2019. Disponível em: https://novo.qedu.org.br/municipio/2903904-bom-jesus-da-lapa Acesso em: 29 de dezembro de 2021.

QEdu. Use dados. Transforme a educação. Brasil.2019. Disponível em: https://qedu.org.br/brasil/ideb/ideb-por-estados Acesso em: 29 de dezembro de 2021.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

ARAÚJO, Deise Bastos de; CRUZ, Queziane Martins da. A PRECARIZAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – UESB/UESC, [S. l.], p. 208–213, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/jura/article/view/619. Acesso em: 4 dez. 2024.