RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Projetos, Conhecimento, EducaçãoResumo
Esse relato de experiência do Programa Institucional de Iniciação de Bolsas à Docência (PIBID) pretende explicar a sua relevância para a formação docente dos bolsistas nesse período, além da importância de utilizar projetos acadêmicos no âmbito escolar. Impactando assim os bolsistas e os estudantes da escola pública de diversas maneiras, alguns desses impactos para os bolsistas foram as mudanças de percepções sobre a docência e a compreensão das realidades dos educandos. Já aos estudantes da escola pública, foram uma melhor compreensão da sociologia e um maior conhecimento sobre a universidade, as bolsas acadêmicas e o curso de Ciências Sociais. Para alcançar essas análises, a metodologia utilizada foram os cadernos de campos e as observações da escola pelos discentes.
Downloads
Referências
CASTRO, Sumaya Pimenta de; MALAVASIM, Abigail. A Relação Da Pedagogia Da Autonomia De Paulo Freire Com A Prática Docente No Contexto Educacional. e-Mosaicos. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), v.6, n.13, dez. 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2019.
HOOKS, Bell. Ensinando a Transgredir: A Educação como Prática Libertadora. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2° ed. Nova Hamburgo: Feevale, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.