Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Semana de Pedagogia
Atual
Arquivos
Sobre o Evento
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
2024: Anais da II Semana de Pedagogia
2024: Anais da II Semana de Pedagogia
Publicado:
2024-12-19
GT 1: Relatos de Experiências: Pibid, Residência Pedagógica, Pibic e Estágios
CANDOMBLÉ NA ESCOLA E AÇÕES AFIRMATIVAS: A EXPERIÊNCIA DE DUAS OFICINAS NA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO MIRO CAIRO
Eduardo de Oliveira GUSMÃO
1-6
PDF
A HISTÓRIA EM SALA DE AULA: A PRÁTICA DO ESTÁGIO NA ESCOLA MUNICIPALIZADA CARLOS SANTANA
GABRIEL DE SOUSA RODRIGUES, DANIELLE BATISTA OLIVEIRA
7-12
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Débora Costa Ramos DE JESUS
13-18
PDF
OS REFLEXOS DO SAEB/PROVA BRASIL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA TURMA DO 5º ANO DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA
EULÁLIA OLIVEIRA SANTOS, NÁDIA OLIVEIRA LIMA, SHEILA CRISTINA FURTADO SALES
19-24
PDF
TIROCÍNIO DOCENTE ORIENTADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO COMPONENTE “SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA I”
ANA CAROLINA SILVA E SANTOS, JOSÉ CARLOS MELO MIRANDA DE OLIVEIRA
25-30
PDF
ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIA
ADRIELY RAMOS SANTOS SILVA
31-36
PDF
O PAPEL DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
RODRIGO SANTOS FERREIRA, GIOVANNA COSTA BRAMONT
37-41
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
JULIANA SANTOS SILVA, CAMILA RODRIGUES LOPES DE AZEVEDO
42-47
PDF
OFICINA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE FUSOS HORÁRIOS NO ENSINO MÉDIO REGULAR E INTEGRAL
MAX HENRIQUE GOMES MEIRA, PATRÍCIA JESUS DOS SANTOS, ELIAS ANTONIO BATISTA SANTOS
48-53
PDF
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ADRIANA CRISTINA SIMPRÍCIO, ANA ALICE NEVES DOS SANTOS
54-58
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
ELAINE DE JESUS SILVA HONÓRIO, RAIANE ARAGÃO SILVA, JOSANA ALCÂNTARA SILVA
59-65
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE
ADRIELY RAMOS SANTOS SILVA
66-70
PDF
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO RESIDENTE
ANA VITORIA SANTOS LOPES , LAILA DE OLIVEIRA CARVALHO
71-76
PDF
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DESENVOLVIDOS NAS ESCOLAS-CAMPOS
LEANDRO CAIRES CRUZ, JESSICA MARIA MACIEL COSTA
77-83
PDF
VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TEMPO DE OBSERVAR E ADENTRAR A REALIDADE DOCENTE EM UMA CRECHE MUNICIPAL DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
Natália Sousa XAVIER, Tayná Luz Cordeiro CAETITÉ
84-89
PDF
PIBID COMO FERRAMENTA DE INSERÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB NA REDE PÚBLICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA
CAMILA PEREIRA DA SILVA, INARA GOVEIA MOREIRA
90-93
PDF
POR UMA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA: o estágio nos anos iniciais do ensino fundamental
FLÁVIO SANTOS DE OLIVEIRA, RENATA SILVA DE MELO
94-100
PDF
PERSPECTIVAS FEMININAS: EDITH STEIN, HANNAH ARENDT E A CONTRIBUIÇÃO DAS MULHERES NA HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA
Bruna MAGALHÃES, Edna PIMENTEL, Quézia NASCIMENTO, Liliane DUTRA
101-105
PDF
GT 2: Narrando Histórias: Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI)
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVAS E OBSTÁCULOS NA BUSCA PELA ESCOLARIZAÇÃO
DILONETE ALCÂNTARA DE OLIVEIRA, LEANDRO REIS SANTOS, GÊNESIS GUIMARÃES SOARES
106-110
PDF
MULHERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ABANDONO, RETORNO E PERMANÊNCIA
ANDRÉA ANDRADE OLIVEIRA PRADO, LEANDRO SANTOS PRADO
111-116
PDF
RELATO DE EXPERIENCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: NARRATIVA ETNOGRÁFICA COMO EDUCADORA POPULAR EM TURMA DE EPJAI NA CAMPANHA DE ALFABETIZAÇÃO: SIM EU POSSO
ALINE ARRUDA DOS SANTOS
117-122
PDF
JORNADAS DE APRENDIZADO: ESCREVIVÊNCIAS E MEMÓRIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DILONETE ALCÂNTARA DE OLIVEIRA , GÊNESIS GUIMARÃES SOARES
123-128
PDF
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO POLÍTICO E PEDAGÓGICO NO CONTEXTO BRASILEIRO
IGOR FERREIRA DANTAS, CLAUDIONOR ALVES DA SILVA
129-133
PDF
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PERSPECTIVA FREIREANA
ANA CLARA MEIRA DE CASTRO , CLAUDIONOR ALVES SILVA
134-139
PDF
EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS ADULTAS E IDOSAS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO DO LARGO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
GABRIELA DA SILVA FERNANDES
140-143
PDF
RESQUÍCIOS DE UMA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
YANE APARECIDA MESQUITA LUZ , ANA LUIZA SALGADO CUNHA
144-149
PDF
GT 3: Infâncias, Educação Infantil e Práticas Pedagógicas
A BNCC E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
JÉSSICA SANTOS DE AZEVEDO, MARILETE CALIGARI CARDOSO
150-155
PDF
JOGOS MATEMÁTICOS E GAMIFICAÇÕES: USO DOS JOGOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
NAYLA SANTOS RIBEIRO
156-160
PDF
CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DOS DISTRITOS DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA: RECURSOS DIDÁTICOS PARA CONHECIMENTO DA GEOGRAFIA LOCAL PARA ALÉM DA CIDADE
LEOVEGILIO DE SOUZA ANDRADE NETO, ELIAS ANTONIO BATISTA SANTOS, EDUARDA OLIVEIRA CHAGAS DO NASCIMENTO
161-166
PDF
REPRESENTATIVIDADE ÉTNICO RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA LITERATURA
CAMILA PEREIRA DA SILVA
167-171
PDF
CONHECENDO VITÓRIA DA CONQUISTA/BA A PARTIR DO CENTRO: PROPOSTA DE CARTILHA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINO DA GEOGRAFIA LOCAL
LEOVEGILIO DE SOUZA ANDRADE NETO, ELIAS ANTONIO BATISTA SANTOS, EDUARDA OLIVEIRA CHAGAS DO NASCIMENTO
172-177
PDF
O BRINCAR NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
ADRIELY RAMOS SANTOS SILVA, ISABEL CRISTINA DE JESUS BRANDÃO
178-181
PDF
GT 4: Psicologia, História e Filosofia da Educação
EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM JOHN DEWEY
Dilma Oliveira Garrido ALVAREZ
182-185
PDF
PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FILOSOFIA E A INFLUÊNCIA DA RACIONALIDADE PRÁTICA: alguns apontamentos
Edna Furukawa PIMENTEL
186-191
PDF
PSICOLOGIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: encontro com a diferença e desafios para a prática docente
Yan Caique de Souza BARROS, Ana Luiza Salgado CUNHA, Maria Luíza Amaral de Jesus ANDRADE
192-198
PDF
VOZ FEMININA NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO: MARY WOLLSTONECRAFT - FILÓSOFA, FEMINISTA E REVOLUCIONÁRIA
Marília Santos SILVA, Ana Luiza Salgado CUNHA
199-203
PDF
ABORDAGENS AVALIATIVAS NO ENSINO DE FILOSOFIA
Jeferson Sousa ALEXANDRE
204-212
PDF
ENSINO DE FILOSOFIA E SEUS ASPECTOS METODOLÓGICOS E AVALIATIVOS
Jeferson Sousa ALEXANDRE
213-220
PDF
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O ENSINO DE FILOSOFIA: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
Jeferson Sousa ALEXANDRE
221-227
PDF
IMPACTOS PSICOSSOCIAIS QUE ENVOLVEM O AUTISTA NA INFÂNCIA
Karen Hisley Goes MAFRA
228-233
PDF
GT 5: Alfabetização, Letramento e Linguagem da Sociedade
O ENSINO DE GEOGRAFIA INTEGRADO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS
Taísa Santos SACRAMENTO
234-239
PDF
O ALFABETO MÓVEL COMO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Taísa Santos SACRAMENTO
240-245
PDF
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA TURMA DO 2º ANO DOS ANOS INICIAIS
Amanda Virgens RIBAS, Eulália Oliveira SANTOS
246-251
PDF
LEITURA, INTERPRETAÇÃO E FOCO: ANÁLISE DE TEXTOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 3º ANO NOS ANOS INICIAIS
Jéssica Lacerda MEIRA, Josemima Lopes CALDAS
252-257
PDF
APLICAÇÃO DO REFORÇO POSITIVO NA ECOLALIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Nykolle Silva MOREIRA, Gênesis Guimarães SOARES
258-263
PDF
NAVEGANDO NOS MARES DA LEITURA: PRÁTICAS PARA AMPLIAR A FLUÊNCIA LEITORA E PROMOVER A COMPREENSÃO TEXTUAL
Síria Carinhanha Pires DA SILVA, Claudionor Alves DA SILVA
264-269
PDF
UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO COM O GÊNERO FÁBULA: Fábulas de Liev Tolstói na sala de aula
Liliane Alves de Lima FERREIRA, Halysson F. Dias SANTOS
270-275
PDF
GT 6: Política Educacional e Gestão Escolar
ENSINO COLABORATIVO: Entraves e Lacunas na perspectiva da ação docente
Nadia Oliveira LIMA, Léia Porto PEREIRA, Selma Noberto MATOS
276-281
PDF
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Entre a teoria e a prática na Gestão Educacional
Aline Sousa SANTOS, Juliana Santos SILVA, Camila Rodrigues Lopes DE AZEVEDO
282-286
PDF
IMPACTOS DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS: Educação brasileira
Ana Clara Meira DE CASTRO, Letícia Cruz SILVA, Gicélia Aparecida Cotrim COSTA, Sheila Cristina Furtado SALES
287-292
PDF
ANÁLISE DA LEI 13.005/2014 E OS DESAFIOS DE SUA EFETIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ailla Costa SANTOS
293-299
PDF
A LEITURA COMO PRÁTICA SOCIAL: memórias do proler carcerário
Yago Almeida ARAÚJO, Elton Moreira QUADROS
300-305
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADOS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
Natália Sousa XAVIER, Tayná Luz Cordeiro CAETITÉ
306-311
PDF
GT 7: Educação do Campo, Resistência e Saberes Populares
A JUVENTUDE BRASILEIRA TAMBÉM ESTÁ NA “ROÇA”: Trajetórias escolares de jovens mulheres rurais do interior baiano
Maria Eduarda Vieira SILVA, Nubia Regina MOREIRA
312-317
PDF
EDUCAÇÃO INFANTIL NO E DO CAMPO: Uma atualização da produção de conhecimentos
Nadia Oliveira LIMA, Ana Luiza Salgado CUNHA
318-323
PDF
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM: OS IMPACTOS DA EXPOSIÇÃO EXCESSIVA DAS TELAS DIGITAIS
Isabela GONÇALVES, Salete Barbosa DE LIMA, Gênesis Guimarães SOARES
324-329
PDF
TECENDO SABERES: A experiência como processo de ensino e aprendizagem do fazer artesanal no Distrito de Florestal/Jequié-BA
Thaíssa de Jesus BASTOS, Fábio Mansano DE MELLO
330-335
PDF
GT 8: Processos Educativos Não Escolares
GRUPO DE ESTUDO: POSSIBILIDADE FORMATIVA E ESPAÇO DE INTERLOCUÇÃO DE SABERES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
MARIADNA DA SILVA COSTA, MARIA EDUARDA LOPES DAMASCENA
336-342
PDF
A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO ATRAVÉS DOS MUSEUS: Uma experiência educativa enriquecedora no Museu Histórico de Jequié
Nayla Santos RIBEIRO
343-346
PDF
EDUCAÇÃO FORA DA ESCOLA DESDE A RAIZ: Modelagens, formação e processos para pensar a educação e a educação não formal como ativismo social
Tânia Regina Braga Torreão SÁ
347-351
PDF
A COMUNIDADE SURDA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: uma análise no município de Vitória da Conquista
Denise Silva DA PAIXÃO, Elisângela Andrade Moreira CARDOSO, Karina Moreira MENEZES
352-356
PDF
GT 9: Didática, Formação Docente e Currículo na Educação Básica
O QUE TEM SIDO PRODUZIDO SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL E SUAS NUANCES: UM ESTADO DA ARTE
Rafael Motta RODRIGUES, Camila Celestino FIGUEIREDO, Ana Luiza Salgado CUNHA
357-363
PDF
PRÁTICAS DOCENTES: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
Andreza Costa DE SOUZA, Djanais Costa SOUZA
364-369
PDF
O ASPECTO DA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO: DIÁLOGOS TRAÇADOS NO COMMUNICATION CAFÉ
Ana Luísa Almeida CARREGOSA, Clarissa Costa e SILVA, Vitor Manoel Silva OLIVEIRA
370-374
PDF
FORMAÇÃO DOCENTE: FORMATIVO PARA A INCLUSÃO E EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Ana Clara Meira DE CASTRO
375-380
PDF
ANÁLISE DA PRESENÇA DE DISCIPLINAS QUE VERSAM ACERCA DAS NEUROCIÊNCIAS DURANTE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
João Emanuel Neves DE SOUSA, Bruna Silva SOUTO, Gênesis Guimarães SOARES
381-386
PDF
USO DA MÚSICA COMO RECURSO MEDIADOR DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: ABORDAGENS DIDÁTICAS A PARTIR DO USO DE CANÇÕES
Helder Porto DA SILVA, Maria Luiza Amaral de Jesus ANDRADE
387-392
PDF
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FORMANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA
Júlia Lima BONFIM, Nilma Margarida de Castro CRUSOÉ
393-397
PDF
O ENSINO DE GEOGRAFIA ESCOLAR SOBRE OS DISTRITOS DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
Leovegilio de Souza Andrade NETO, Venilson Souza DIAS
398-404
PDF
QUESTÕES SENSÍVEIS E ENSINO DE HISTÓRIA: É POSSÍVEL HUMANIZAR O CURRÍCULO?
Aline Cabral LACERDA, Suzala Moreira Reis ARAÚJO
405-410
PDF
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ESPAÇO ESCOLAR.
Rafael Motta RODRIGUES, Cláudio Henrique Dos Santos LARANJEIRAS, Claudionor Alves DA SILVA
411-416
PDF
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRICULARES NUMA PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA: ANÁLISE ACERCA DA BRANQUITUDE
Maria Luiza Amaral de Jesus ANDRADE, Yan Caique de Souza BARROS
417-421
PDF
GT 10: Sujeitos Sociais, Inclusão e Diversidade
A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR TUTOR E DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA (EAD)
Gicele Santos DA SILVA
422-428
PDF
ENSINO DE HISTÓRIA: CONSTRUÇÃO DE SABERES, CIDADANIA E COMBATE À LGBTFOBIA
Hugo Ferreira DE JESUS
429-435
PDF
ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: DESAFIOS E APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO ENSINO BÁSICO
RAIANE ARAGÃO SILVA, ELAINE DE JESUS SILVA HONÓRIO, IARLA DA SILVA NOVAES
436-442
PDF
FEMINISMO NAS REDES SOCIAIS: BREVE ANÁLISE DAS VISÕES FEMINISTAS E ANTIFEMINISTAS
Iarla da Silva NOVAES, Igor Ferreira DANTAS, Ana Luiza Salgado CUNHA
443-447
PDF
OS ATRAVESSAMENTOS DE GÊNERO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DE CONHECIMENTO NOS ÚLTIMOS 5 ANOS
Maria Beatriz SILVA, Ana Luiza Salgado CUNHA
448-452
PDF
ENSINO COLABORATIVO: ENTRAVES E LACUNAS NA PERSPECTIVA DA AÇÃO DOCENTE
Nádia Oliveira LIMA, Léia Porto PEREIRA, Selma Norberto MATOS
453-458
PDF
ENTRE O AXÉ E A PALAVRA: O MULTICULTURALISMO, A RESISTÊNCIA INSTITUCIONAL E A REALIDADE DA JUVENTUDE CANDOMBLECISTA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Leonardo Santana BARRETO, Micaely Santos DIAS, Natália Oliveira BARBOSA
459-464
PDF
A LEITURA COMO PRÁTICA SOCIAL: MEMÓRIAS DO PROLER CARCERÁRIO
Yago Almeida ARAÚJO, Elton Moreira QUADROS
465-470
PDF
LIBRAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
Valdineide Jesus DE OLIVEIRA, Alexandra Souza DE CARVALHO, Eliana Márcia dos Santos CARVALHO
471-477
PDF
IDENTIFICAÇÃO VISUAL EM TEMPO IMEDIATO DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA - LIBRAS
Larissa Santos OLIVEIRA, José Alberto Díaz AMADO, Marcelo Meira ALVES
478-484
PDF
A CONTRA-CONSERVA: PRÁTICAS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO
Gabriel Max da Silva OLIVEIRA
429-433
PDF
Palavras-chave
Edição Atual