DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM: OS IMPACTOS DA EXPOSIÇÃO EXCESSIVA DAS TELAS DIGITAIS

Autores

Palavras-chave:

Crianças, Comportamento, Telas

Resumo

O presente estudo objetivou analisar como o uso de telas em excesso pode ser prejudicial para o desenvolvimento, para questões comportamentais na infância e seu processo de aprendizagem. Ademais, essa pesquisa é de cunho qualitativo e explorou como os meios midiáticos podem acarretar atrasos no desenvolvimento infantil e como esses conteúdos e o ambiente familiar podem influenciar no uso em excesso de telas e no surgimento de comportamentos problema com base na abordagem da análise do comportamento. A pesquisa demonstrou que quando crianças utilizam esses recursos de maneira inadequada, elas apresentam uma redução no seu desenvolvimento, bem como o surgimento de comportamentos problema, como por exemplo os agressivos e impulsivos em virtude de conteúdos exibidos nas telas. Além disso, destacou-se também que os indivíduos que convivem com essas crianças influenciam essa prática de utilizar esses recursos em excesso. Portanto, é crucial reconhecer a importância das telas no cotidiano em conjunto com a compreensão dos impactos negativos significativos que podem ocorrer, especialmente entre crianças em desenvolvimento, exigindo que os responsáveis promovam bons hábitos em relação à tecnologia e monitorem o acesso aos conteúdos consumidos por elas para que se evite danos ao desenvolvimento e comportamentos inadequados.

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Biografia do Autor

Isabela GONÇALVES, Southwest Bahia State University

Graduanda em Psicologia - Centro Universitário de Excelência.

Salete Barbosa DE LIMA, Southwest Bahia State University

Graduanda em Psicologia - Centro Universitário de Excelência.

Gênesis Guimarães SOARES, Southwest Bahia State University

 Mestre em Educação (PPGED/UESB); Docente no Curso de Psicologia - Centro Universitário de Excelência.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

GONÇALVES, Isabela; DE LIMA, Salete Barbosa; SOARES, Gênesis Guimarães. DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM: OS IMPACTOS DA EXPOSIÇÃO EXCESSIVA DAS TELAS DIGITAIS . Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 324–329, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2442. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 7: Educação do Campo, Resistência e Saberes Populares