LIBRAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

Autores

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Inclusão, Língua Brasileira de Sinais

Resumo

A Língua Brasileira de Sinais- Libras, é a língua oficial do surdo no Brasil e utilizada como sua primeira língua (L1), elaborada a partir do Decreto n° 5.626, de 22 de dezembro de 2005 que regulamentou a Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, por perceber que o surdo vivencia o mundo por meio de experiência visual-espacial. O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa de abordagem bibliográfica e  documental que visa debater sobre a inclusão do curso Técnico em Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A Libras é reconhecida como a língua materna da comunidade surda brasileira e, portanto, seu ensino e uso nas instituições de ensino profissionalizante e tecnológico são fundamentais para promover a inclusão e a autonomia desse grupo além de, garantir a igualdade de oportunidades e o acesso à educação de qualidade para pessoas surdas.

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Biografia do Autor

Valdineide Jesus DE OLIVEIRA, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Letras, Língua Inglesa e Literaturas - UNEB. Especialista em Libras. Pós-graduada em Docência para Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade Educação a Distância – IF Baiano. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS - UNEB.

Alexandra Souza DE CARVALHO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Professora e pesquisadora do Instituto Federal Baiano Campus Catu. Doutora em Biotecnologia Industrial pela Renorbio e Pós-doc em Ensino de Ciências pelo PPGCIMA - UFS.

Eliana Márcia dos Santos CARVALHO, Universidade do Estado da Bahia

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia – DCH VI – PPGELS – Caetité. 

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

DE OLIVEIRA, Valdineide Jesus; DE CARVALHO, Alexandra Souza; CARVALHO, Eliana Márcia dos Santos. LIBRAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 471–477, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2533. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 10: Sujeitos Sociais, Inclusão e Diversidade